Aventino e Basílica Papal de San Paolo: alguns dos passeios imperdíveis para se fazer em Roma!

Dizem que uma vida não é o suficiente para conhecer tudo o que Roma tem para oferecer. E talvez essa seja uma verdade. Sempre que estamos em Roma conhecemos coisas novas e lugares incríveis!

PASSEIOS

Roma é conhecida como a cidade das 7 colinas, e uma delas é a Colina Aventino, que fomos conhecer desta vez.

As sete colinas de Roma estão posicionadas e localizadas à margem esquerda do rio Tibre. Elas formam uma espécie de semicírculo ao norte, composto pelo Viminal, Quirinal, Aventino, Célio, Esquilino e na curva do rio estão as colinas mais importantes da cidade – a do Capitólio e a do Palatino.

7colinas Roma
foto tirada da Internet

Em cada colina de Roma existe, em geral, um palácio, uma fonte, uma basílica, um monumento, ou obelisco e diversas outras coisas.

  • COLINA AVENTINO

Trata-se de uma das 7 colinas de Roma e fica fora do circuito mais conhecido da cidade. Reserve uma manhã ou uma tarde para fazer esse passeio com a tranquilidade que ele merece. Há poucos pontos de apoio, antes da subida (não é tão íngreme, vai subindo tranquilo) ou quando chega perto do buraco da fechadura. Fomos, como de costume, no inverno, então havia um trailer com bebidas e alguns petiscos, talvez tenha mais vendedores no verão.

Ela é a colina do Circo Máximo. 

DCIM101GOPROGOPR1587.
Circo Máximo

É a Colina que fica mais distante, e graças a isso acabou se tornando um dos bairros mais chiques de Roma, com um dos metros quadrados mais caros juntamente com o bairro de Parioli.

#Curiosidade: aqui ficou famoso por conta do filme Ben Hur, onde parte deste clássico cinematográfico foi rodado.

A caminhada até aqui é muito legal. O lugar é deslumbrante, com casas lindas, todo arborizado – a rua que nos leva até o alto da Colina se chama Via di San Sabina – há várias árvores de laranja no caminho (cuidado ao experimentá-las, pois são bem ácidas…rsrsrs).

IMG_2724
Via di San Sabina

Neste passeio há 2 locais muito legais para visitar.

Começamos a visita do alto da Colina e depois fomos descendo.

Subindo a Via di San Sabina, lá no alto da colina está o famoso “Buraco da Fechadura”, nossa primeira parada.

BURACO DA FECHADURA

Fica na Piazza dei Cavalieri di Malta e é conhecido como Buco di Roma ou Il Buco della Serratura, ele está no antigo portão de um convento e se tornou um dos buracos de fechadura mais famosos do mundo. O convento é fechado à visitação. Porém, como Roma é envolta por vários mistérios e lendas, vimos apenas um relato sobre a possibilidade de visitação, que seria uma vez no ano, com determinado número de pessoas, mas não há informações precisas e no local todos dizem que realmente não há visitação, pois daí a fama do buraco, onde somente por intermédio dele é possível ver o enquadramento perfeito da cúpula da Basílica de São Pedro no final da alameda arborizada interna do convento. Acabamos confiando nesta última hipótese – de não haver abertura do convento para visitação -, por ser a mais crível. Quem souber ou tiver conseguido fazer a visita conta para mim … compartilhe sua experiência aqui na minha página.


IMG_2615  IMG_2620   

Espiando por ele, a cúpula da Basílica de São Pedro aparece por encanto, ela está perfeitamente encaixada no fim de um caminho de árvores LINDO !!! IMPERDÍVEL !!! É muito difícil aparecer a cúpula nas fotos, mas o Antonio conseguiu !!!

IMG_2749

IMG_2753

Quando fomos não tinha uma fila muito grande, mas mesmo assim se tiver fila vale a pena a espera, não costuma ser demorada.

IMG_2740

Depois fomos descendo e paramos no Giardino degli Aranci.

GIARDINO DEGLI ARANCI = Jardim das Laranjeiras

Um lindo cenário de Roma, um lugar mágico, de lá se tem uma lindíssima vista para Trastevere, incluindo a cúpula da Basílica de São Pedro. #Curiosidade: o lugar foi um dos cenários do filme A Grande Beleza, de 2013, de Paolo Sorrentino.

IMG_2729

IMG_2805

IMG_2625

IMG_2774

O nome verdadeiro do Giardino degli Aranci é Parco Savello, nome dado porque foi construído dentro dos jardins da antiga fortaleza do séc XIII que pertencia à família Savelli. Ainda é possível ver restos de muralhas medievais ao redor do jardim. O local passou a ser chamado Giardino degli Aranci quando os padres dominicanos do mosteiro da Igreja de Santa Sabina plantaram as laranjeiras no local.

IMG_2759

IMG_2760

Um local sensacional para passar o tempo lendo um livro, um jornal, passear com as crianças, namorar ou mesmo fazer um piquenique com a família.

  • BASÍLICA DE SÃO PAULO FORA DOS MUROS

A Basílica de São Paulo Extramuros ou Basilica di San Paolo Fuori Le Mura é a segunda maior basílica católica de Roma. A primeira é a de São Pedro, no Vaticano.

IMG_2880

IMG_2692

São Pedro e São Paulo são os santos padroeiros de Roma. Segundo a tradição cristã ambos os apóstolos morreram e foram sepultados em Roma.

Logo que entramos na Basílica já temos uma vista maravilhosa do CLAUSTRO DOS MONGES BENEDITINOS. É um lugar maravilhoso, um silêncio que nos dá uma paz única, uma sensação indescritível. O jardim é lindo, super bem cuidado, com passarinhos cantando o tempo todo. Nem parece que estamos em Roma.

DCIM101GOPROGOPR1616.

DCIM101GOPROGOPR1618.

Ela está localizada fora dos Muros Aurelianos e sabe-se que Paulo foi sepultado em uma necrópole cristã na Via Ostiense, uma das antigas estradas romanas, já existente na era pré-cristã e que, apesar das mudanças no traçado, ainda encontra-se presente nos dias de hoje. Seu túmulo logo virou um lugar de veneração pelos cristãos romanos – no altar maior da igreja estão as relíquias do túmulo de São Paulo, conhecido como “altar papal”. 

IMG_2904

Foi construída por Constantino no início do séc. III d.C e foi dada por completamente construída por volta de 1724. Ele resolveu fazer essa construção em virtude do grande número de peregrinos que ininterruptamente visitavam o local. Quase um século depois, em 1823, a igreja foi parcialmente destruída por um grande incêndio e sua primeira consagração deu-se em 1840.

DCIM101GOPROGOPR1636.

DCIM101GOPROGOPR1639.
olha esse teto que maravilhoso !!!

DCIM101GOPROGOPR1642.

DCIM101GOPROGOPR1643.

DCIM101GOPROGOPR1648.

A Porta Santa, que só é aberta no Jubileu da Misericórdia.

IMG_2882

Essa é uma visita “obrigatória” e tenho certeza que ninguém vai se arrepender, independente da religião e da crença vale muito a pena o passeio. Vá com pouca coisa ou sem mochila, pois há detector de metais e revista na entrada. Por conta da onda de atentados na Europa, então a segurança foi reforçada nos principais pontos turísticos da cidade.

. end.: Piazzale San Paolo, 1 

. horário: todos os dias das 7h00 às 18h30

. entrada gratuita. Reserve uma manhã ou uma parte da tarde para fazer esse passeio, curtindo sua paz e beleza.

Não percam os próximos posts, outros passeios, e é claro, dicas de restaurantes e comidas e deliciosas !!!

Veja também...

4 Comentários

  1. Fe Atala, já vi vários blogs sobre Roma, mas o seu realmente me surpreendeu. Parabéns! Se Deus quiser, em junho estarei desfrutando de tudo isso. Bacio.

    1. Oi Stella, tudo bem? Que bom saber que você gostou, ficou muito feliz !!! Obrigada. Se precisar de alguma coisa e tiver alguma dúvida só falar. Aproveite bastante a viagem em junho (vai estar calor hein …) e depois vem aqui me contar o que achou. Bjs !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *