Beirute: o passeio por mais de 5 mil anos de história continua!

E não é que tem mesmo muiiitaa coisa para se fazer em Beirute. Viaje conosco por mais esses lugares!

  • CORNICHE

Calçadão à beira-mar, hoje todo renovado com prédios modernos, calçada larga, com vários bancos para sentar e apreciar a linda vista de frente para o mar Mediterrâneo. Dizem que no verão é super movimentado, com muitos bares e restaurantes com mesas ao ar livre. É um lugar lindo e tranquilo para caminhar a qualquer hora do dia. Ele tem 5km de extensão.

IMG_7102

IMG_7101 

Seguindo por essa “orla” encontramos um dos cartões postais de Beirute – Pigeon Rocks.

  • PIGEON ROCKS

Também conhecida como Grotte aux Pigeons que quer dizer Gruta dos Pombos.

São dois rochedos super grandes e é possível vê-los desde o avião quando estamos chegando em Beirute. LINDO !!! Fomos em um fim de tarde e foi espetacular.

Elas estão na ponta ocidental de Beirute – no bairro residencial e comercial chamado Rauoche (Roche), que é conhecido por seus prédios de apartamentos de luxo, inúmeros restaurantes, cafés e hotéis.

À sua volta há várias grutas onde foram encontrados sarcófagos romanos que datam do séc. IV d.C. bem como utensílios pré-históricos.

 IMG_3328

IMG_3368 

  • ZAITUNAY BAY

Significa Baía das Oliveiras. Como já disse neste post, ela fica bem em frente ao Hotel Phoenicia e, ali próximo, há também outro grande hotel, o Four Seasons.

É uma marina com muitos iates e é aqui também que está o Yacht Club de Beirute.

Tem muitas coisas legais lá: restaurantes, cafés, sem contar a vista linda da marina. Um lugar charmoso que vale a pena passear por lá, seja à noite ou de dia. 

IMG_3112

IMG_3171

  • PRAÇA RAFIK HARIRI

Como falado neste post, por conta do atentado ao Primeiro Ministro, próximo ao hotel onde estávamos hospedados, fizeram uma praça com a estátua dele e um pouco mais adiante, bem na curva onde houve a explosão, há outra escultura em formato de tocha, também para homenageá-lo.

IMG_7084

 tocha hariri

  • VILLAGE ASSAHA

Que significa Praça do Povoado. Ele fica um pouco afastado, na região do aeroporto. 

Trata-se de um complexo, onde há um restaurante, um hotel e lojas (mercado de pulgas). O edifício foi construído com blocos de pedras antigas, em forma de castelo-fortaleza, dentro tem um jardim lindo com chafariz. O local é bem grande, inclusive na parte superior tem um andar que simula um antigo SUK. Quando fomos, já era fim de tarde e não estavam mais servindo almoço, mas a comida é típica libanesa e não servem bebida alcoólica, pois está na região muçulmana da cidade.

IMG_3317

IMG_3347

IMG_3321 

IMG_3328   

DCIM101GOPROGOPR1865.


É o maior museu do Líbano. Vou ser sincera, não esperava muito dele, mas fiquei impressionada. Um lugar rico em história, com muitas informações e peças incríveis. MARAVILHOSO! Não deixem de visitá-lo.

IMG_6892

Fomos na parte da manhã e ficamos umas 3 horas. Toda a história do Líbano está lá. E também abriga vestígios das civilizações mais antigas do mundo – sarcófagos fenícios, mosaicos bizantinos, esculturas gregas, peças que remontam à Grécia antiga.

IMG_3598

O prédio foi muito afetado na guerra. Localizado em um lugar estratégico, ele se transformou no local onde as milícias ficavam acampadas.

Por sorte, assim que começou a guerra o diretor do museu fez caixas de concreto em todas as obras grandes, para tentar preservá-las e, felizmente, conseguiu. Na medida em que foram 15 anos de guerra, com a ocupação do prédio, então tiveram algumas obras que se danificaram, mas a maior parte se salvou.

Antes de começar a visita não deixe de ver o filme que passa a cada hora, com duração de 15 minutos. Muito legal! Ele mostra como ficou o museu durante a guerra, como ficou o acervo do museu no porão, mostra eles tirando as caixas de concreto das obras e toda a restauração do prédio. TEM QUE ASSISTIR!

Algumas das obras mais importantes do Museu:

. Sarcófago de Ahiram – rei de Byblos, é a “estrela” da coleção do museu, considerado o sarcófago mais antigo e está marcado com inscrição fenícia (foi o alfabeto fenício que originou o alfabeto da era moderna).

IMG_3555

IMG_3554

 . Mosaico de Europa – foi descoberto em Byblos – Europa era uma princesa fenícia filha do rei Agenor, que deu seu nome ao continente europeu, segundo a mitologia grega. Europa foi raptada por Zeus que se disfarçou de touro para que sua ciumenta mulher, Hera, não percebesse –  este mosaico está exposto no museu e data do séc. III d.C.

IMG_3561

. Estatuetas de Bronze – são douradas, com um chapéu cônico em estilo egípcio. Foram encontradas em Byblos. Com mais de 3 mil anos – da Idade do Bronze – elas foram oferecidas à Reshef – Deus amorita da guerra e da destruição – e à sua esposa, a Deusa Anat, era um troféu para premiar aqueles que deixavam um legado na época.

IMG_3592

 IMG_3591

. Sarcófagos – são 30 sarcófagos de antigas civilizações encontrados em Sidon, incluindo a Tumba de Tiro – é a maior exposição de sarcófagos do mundo – até mesmo do Egito – remontam ao séc. VI a.C., e mais de 520 objetos expostos em ordem cronológica, passando pela época helênica, romana e o período otomano – essa parte do museu foi aberta em outubro/2016.

IMG_3573

Esses sarcófagos são impressionantes, enormes, todos em mármore e todos com “rosto”.  IMG_3570

Esse mosaico abaixo é um exemplo de algumas marcas que a guerra deixou no museu e que não pode ser totalmente restaurado. Como o museu era um lugar estratégico e as milícias ficaram “morando” nele, então fizeram esse buraco na parede bem em cima do mosaico. Aqui ficava um franco atirador.  IMG_3562

IMG_3564

E ainda tem as coleções de jóias que são indescritíveis de tão lindas, moedas, objetos de cerâmica de vários períodos da história do Líbano. 

Simplesmente maravilhoso, saí de lá “passada” (rsrsrsrs) com tanta coisa. VISITA OBRIGATÓRIA, óbvio que para quem gosta de história como o Antonio e eu.

E como todo museu, esse não poderia ficar de fora,  tem uma lojinha bem legal que vale a pena dar uma passada.

endereço: Rua Damasco, esquina com a avenida Abdallah Yafi.

horário: segunda e feriados – fechado / terça a domingo – 9h às 17h

valor: 5.000 L.P. / 1.000 L.P. (estudantes menores de 18 anos)

site: http://www.beirutnationalmuseum.com/

. BAIRRO ACHRAFIEH

É o maior bairro residencial de Beirute e também concentra o grande boom imobiliário do pós-guerra. Ele sobreviveu à reconstrução e modernização da capital libanesa. Vale uma caminhada por suas ruas.

IMG_3815

Andando por lá é possível encontrar várias placas como essas:

IMG_3821

“Dentro” do bairro há uma área chamada Gemayzé – é a região da “balada”, com bares e alguns dos melhores restaurantes de Beirute. A Rua Gouraud é onde está concentrada a maioria deles. E, para quem não quer ir para a balada, é muito gostoso passear por lá. A Escadaria de Gemayzé, muito famosa entre os libaneses, no verão principalmente, tem exposições e arte ao ar livre em meio às casas tradicionais do bairro.

IMG_3807

Nós próximos posts vamos viajar pelo Líbano e conhecer outros lugares/cidades desse país. Tem muita história e lugar lindo! Vem com a gente!

______________________

*Obs.: Informações tiradas do Guia: Líbano – Um oásis no Oriente Médio – Roberto Khatlab. Como mostrado nesse post. 

Obs: Não se esqueçam: caso queiram roteiros personalizados, que nós desenvolvemos para cada perfil de viajante, com hotéis, dicas de compras, passeios e muito mais, entrem em contato pelo e-mail: contato@featala.com.br.

Veja também...

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *