Atenas: histórias, curiosidades e passeios imperdíveis! Uma visão da Grécia no inverno!

Uma parte da Grécia que poucos turistas conhecem!

Atenas é a única cidade grega que conhecemos… por termos ido no inverno – de propósito -, não teria como conhecer as ilhas, mas com certeza voltaremos na primavera para visitá-las… como vocês podem ver, nós amamos o verão #sqn. Vou falar sobre os outros pontos turísticos que visitamos e mais algumas coisas interessantes da cidade.

Não tem como não se emocionar entrando nesse estádio, goste você ou não de esporte.

A primeira construção data de 330 a.C e tinha como foco principal ser a casa dos jogos panatenaicos, que aconteciam a cada 4 anos. Desde 566 a.C, tinha uma função religiosa, cultural e esportiva: fazia parte do festival pagão panathea.
Os jogos duravam uma semana e aconteciam competições esportivas como corrida, provas a cavalo, disputas náuticas, entre outras, além de provas musicais e sacrifícios aos deuses. A semana terminava com a cerimônia de premiação e um banquete.
Em 144 d.C, durante o império romano, o estádio foi reconstruído por Herodes Atticus, com capacidade para 50 mil lugares. Ele continuou sendo a casa de jogos esportivos e competições de gladiadores até o século IV, quando Roma aderiu ao Cristianismo e passou a condenar as práticas pagãs. A partir de então ele foi abandonado, até ser reencontrado nas escavações em 1869.
Foi todo restaurado e se tornou sede dos primeiros jogos olímpicos da era moderna, em 1896. Foi nesse estádio que aconteceram 4 das 7 competições oficiais daqueles jogos. Em 2004 ele foi novamente usado nas olimpíadas modernas.

IMG_5766

DCIM102GOPROGOPR2160.

Ele tem o formato de ferradura que é característico dos estádios romanos, hoje com capacidade para 80 mil pessoas.

IMG_5795

DCIM102GOPROGOPR2171.

A construção é MARAVILHOSA, de cair o queixo… rsrsrs – construído 100% em mármore branco que veio do Monte Pentélico.

IMG_5776

Mais uma vez a #fernandapensativa entra… nós estávamos andando pelo local por onde passaram grandes atletas, antigos e modernos, tendo a oportunidade de subir no pódio onde os vencedores foram premiados. Não é muito legal? Eu adoro!!!

IMG_5789

Você pode subir as escadarias do estádio para ter uma vista de toda a cidade. O Antonio subiu e tirou fotos LINDAS lá de cima, principalmente da Acrópole.

IMG_5794

IMG_5870

É possível sentar no trono onde os soberanos se sentavam para assistir os jogos – mais precisamente os de 1896 e 1908.

IMG_5786

E não deixem de entrar no túnel de onde saíam os atletas e gladiadores. Indo até o fim dele, tem o Museu Olímpico, que é bem legal, onde estão as tochas de todos os jogos olímpicos e também das olimpíadas de inverno. Muito diferente e um passeio que vale muito a pena.

IMG_5815
caminho que leva ao museu e por onde os atletas passavam…
IMG_5819
foto tirada de outra foto que está lá no museu!

IMG_5827

IMG_5840
esta é a pira que sempre é acesa e de onde sai a chama para o país sede de cada Olímpiada.
IMG_5851
Maaara, não é mesmo?

IMG_5846 

Não confunda – eu confundia – o Estádio Panathenaico de Atenas com o Estádio Olímpico, um não tem nada a ver com o outro. O Olímpico não fica no centro da cidade. Ele foi construído em 1982 e depois totalmente reformado para abrigar os Jogos Olímpicos de 2004.

A visita aqui não é muito demorada. Fizemos com calma, vendo cada cantinho, escutando as histórias e aproveitando para tirar muita foto. Mas assim que você compra o ingresso é possível pegar o áudio guia que já está incluso no valor, disponível em 10 idiomas, inclusive português.

endereço: Avenida Vasileos Konstantinou (em frente à estátua de Myron Discobolus)
horário: todos os dias – das 8h às 19h (março a outubro) das 8h às 17h (novembro a fevereiro).
valor: 5€ (Valor em Janeiro 2017)
site: http://www.panathenaicstadium.gr/

# curiosidades:
. é nesse estádio que acontece a cerimônia da passagem da tocha olímpica da Grécia para o país sede dos próximos jogos olímpicos e ponto de partida da chama olímpica, que viaja até as cidades anfitriãs de cada edição. Isso acontece até hoje. Sim, a tocha das Olimpíadas do Rio já está aqui e foi daqui que ela saiu.

. essa é para quem gosta de correr… a Maratona historicamente é a última e mais emocionante prova dos jogos olímpicos, explico porque: a Maratona é disputada desde os primeiros Jogos Olímpicos da era moderna, em 1896, sendo que o percurso era de 42 km. Segundo a lenda, no ano 490 a.C. Pheidippides correu aproximadamente 42 km, que é a distância da Planície de Maratona até Atenas, para dar uma boa notícia. Os persas haviam jurado aos gregos que, caso vencessem a batalha, invadiriam Atenas, violariam suas mulheres e matariam seus filhos. Temendo isso, ficou combinado que as mulheres matariam seus filhos e cometeriam suicídio, caso não tivessem notícias sobre a vitória dentro de 24 horas. Como os atenienses venceram os persas, Pheidippides foi incumbido de correr todo o Vale de Maratona até Atenas para impedir a desgraça. Segundo a história, Pheidippides ao chegar só teve fôlego para pronunciar a palavra “vencemos”, e caiu morto. Se a lenda é verdadeira não se sabe, mas o fato é que na primeira Olimpíada da era moderna, em 1896, Pheidippides foi homenageado com a criação da prova da Maratona, com um percurso de 42 km.

. outra coisa que a Maria nos contou foi que os atletas eram só homens, competiam nus e quando venciam algumas mulheres selecionadas em “agradecimento” pela vitória passavam a mão no “pipi” do moço… não é um blog pornô, gente… mas era o que acontecia na época… kkkkkkk. Por isso tem essas estátuas simbolizando os atletas pelados.

IMG_5813

Nestas “placas” de mármore estão gravados todos os países que foram sede das Olímpiadas da era moderna.

DCIM102GOPROGOPR2179.

  • PRAÇA SYNTAGMA E O PARLAMENTO

PRAÇA SYNTAGMA
Fica em frente ao Parlamento. Nosso hotel ficava bem em frente e nossa vista era para ela e para o Parlamento. Com certeza você passará por ela em sua visita por Atenas, é um ponto turístico da cidade, palco de muitas manifestações populares. Dos 4 dias em que ficamos na cidade presenciamos duas manifestações, uma foi dos anarquistas e a outra de funcionários públicos.
Foi construída no início do século XIX recebendo o nome de Praça do Palácio (devido à presença do Palácio Real em frente). Em 1843, o rei Otto concedeu a primeira constituição da Grécia e, em homenagem a esse evento, a praça recebeu o nome de Praça da Constituição, em grego Syntagma Square.

IMG_5967

IMG_4894

PARLAMENTO
Se chama Parlamento Helénico e é o poder legislativo da Grécia. Desde 1935 adota o formato unicameral. Atualmente possui 300 deputados eleitos para mandatos de quatro anos.
Foi construído entre 1836 e 1840 e era originalmente o palácio de Otto, o primeiro rei da Grécia após o fim da ocupação Turca. Em 1910 a família real saiu do palácio, com isso foi remodelado para abrigar o Parlamento grego em 1930.

IMG_5999

Em frente ao prédio tem duas guaritas brancas com telhado azul que representam as cores da bandeira grega e é o local onde ficam os guardas presidenciais = Evzones – que estão em frente ao Parlamento para “guardar” o Túmulo do Soldado Desconhecido, inaugurado em 1932.

IMG_5939

Guarda = Evzone
A palavra Evzone vem do termo grego antigo Evzonoi – atribuído à Ilíada de Homero e significa “bem fechado”. Literalmente, era uma referência a um “homem de elite” e não um soldado qualquer. Agora, a palavra simplesmente se refere aos soldados cujo propósito é proteger o túmulo do soldado desconhecido.
A cada hora ocorre a troca da guarda de forma extremamente coreografada, parece um balé, eu adorava ficar olhando da janela do quarto do hotel. Essa troca, na verdade, é uma troca de lado… eles fazem isso como um “descanso”, já que ficam uma hora parados no mesmo local. Isso ocorre o dia todo e sempre tem um oficial do exército grego “olhando” eles.
A cerimônia oficial da troca de guarda acontece aos domingos às 11h, com presença da banda militar e se tornou uma das grandes atrações turísticas da cidade. Infelizmente não conseguimos ver a “oficial”.
Mas eles não são simplesmente guardas, tem toda uma história bem legal.
Eles são soldados escolhidos criteriosamente e há algumas exigências, como medir 1,80m de altura ou mais e ter bastante disciplina. São meninos de famílias tradicionais gregas, lutadores habilidosos e, para eles, é uma grande honra tornar-se um dos Evzones. Eles também são conhecidos como Tsoliades.

As funções deles são guardar o Túmulo do Soldado Desconhecido, fazer a guarda no Palácio Presidencial e também levantar e abaixar a bandeira na Acrópole todos os domingos.

O uniforme … não é um uniforme qualquer, tem todo um significado que eu adorei saber e vou contar aqui para vocês.

IMG_5886

IMG_5883
Foustanella = saia
É feita com 30m de tecido, tem 400 pregas que representam os 400 anos de domínio otomano na Grécia. É feita à mão, leva meses para ficar pronta e é um símbolo do orgulho nacionalista do país. São vários “modelos”… existe a versão formal, que é branca e usada aos domingos e em ocasiões oficiais; e as do dia a dia, que no verão é cáqui, feita em algodão, e no inverno é azul marinho, feita de lã.

Farion = boina
Sempre vermelha, na parte da frente tem o brasão grego com a classificação dos oficiais. Quando uma saudação é feita, os Evzones apontam dois dedos em direção ao brasão.

Fermeli = colete
É a parte mais incrementada do uniforme. São todos bordados a mão, em lã, também demoram meses para ficar prontos e duram até 10 anos. Neles tem a distinção de classificação dos oficiais.

Tsarouchia = sapatos
Pesam mais de 3kg e tem pelo menos 60 garras na base que simulam o som das batalhas enquanto eles se movimentam. A ponta do sapato é apontada para cima e coberta por um pom pom de seda preta, também feito a mão.

OBS: Os gregos são muito habilidosos e criativos, então nesse uniforme, dizem, há armas brancas escondidas, em especial nos sapatos que desferiam chutes mortais contra inimigos durante as guerras e foram tais artimanhas que conduziram os gregos para muitas vitórias em batalhas por vezes tidas como perdidas, mas conseguiram surpreender os inimigos.

A arma – M1 Garrand.
Cada Evzone carrega uma pistola M1 Garand que pesa mais de 5kg e ela desempenha um papel importante além da cerimônia. O soldado do exército grego que controla as pessoas em volta deles ajusta seus uniformes e garante o bem-estar dos guardas por ficarem imóveis no calor, no frio e na chuva. Ao bater o topo da arma no chão, o soldado é informado de que o Evzone precisa de assistência. O soldado perguntará ao Evzone e as respostas serão “faladas” piscando: uma piscada é “sim”, duas piscadas é “não”, e três é “eu não sei”.

O primeiro rei da Grécia moderna, Otto, usava esse uniforme, muitas vezes em público. Hoje, muitos meninos gregos se vestem como Evzone / Tsoliades no Dia da Independência grega.

  • UNIVERSIDADE, ACADEMIA E BIBLIOTECA

São três construções, uma ao lado da outra, que formam o que chamam de Trilogia Neoclássica da Cidade de Atenas – todos foram construídos no final do séc. XIX e no mesmo estilo arquitetônico.

Eles ficam a uns 10 minutos de caminhada da praça Syntagma… nós fomos a pé e acho que vale a pena, assim fomos conhecendo a cidade.

Universidade Nacional e Capodistriana de Atenas
É a primeira construção da trilogia, a instituição de ensino superior pública de Atenas, fundada em 3 de maio de 1837 pelo rei Otto I da Grécia. No dia em que fomos estava tendo formatura, por conta disso não pudemos entrar para conhecer.

 IMG_5926

endereço: 30, Panepistimiou

Academia de Atenas
A Academia de Atenas é a segunda construção da trilogia. O prédio é lindo. Foi fundada em 1926 seguindo o modelo de outras academias europeias, embora no mundo grego antigo ela tenha sido fundada pela primeira vez em 387 a.C. pelo filósofo Platão, mas não nesse lugar. A antiga Academia ficava perto do Santuário do herói Academos. A construção do prédio atual começou em 1859 e foi concluída em 1887. Este edifício é considerado um dos edifícios neoclássicos mais belos do mundo.

DCIM102GOPROGOPR2181.
Nós tivemos a oportunidade de entrar para conhecer e tirar fotografia da Assembly Hall, que é LINDA, imponente… sua decoração tem oito painéis pintados, cujo tema principal é a mitologia grega de Prometeu. É nessa sala que acontecem as defesas de dissertações de mestrado e as defesas das teses de doutorado da Universidade de Atenas. Não está sempre aberta a visitação, conseguimos entrar pois a Maria (nossa guia) conversou com o guarda que liberou a entrada, mas mesmo assim vale a visita para admirar os prédios. 

DCIM102GOPROGOPR2197.

IMG_5890

IMG_5894

Logo na entrada, sobre duas colunas jônicas, somos recebidos pelas estátuas de Platão e Sócrates.

DCIM102GOPROGOPR2185.

DCIM102GOPROGOPR2184.

endereço: 28, Panepistimiou

Biblioteca Nacional
O terceiro edifício da trilogia, construída entre 1887 e 1902. Possui 4.500 manuscritos gregos, é uma das maiores coleções de scripts gregos. Tem também muitos arquivos da Revolução Grega. Não é aberta para visitação.
endereço: 32, Panepistimiou

IMG_5932

# curiosidade: todos os prédios foram restaurados e as pombas faziam “estrago” nas fachadas quando faziam coco, então resolveram colocar essas “coisas” pontiagudas nas fachadas de todos os prédios para elas não pousarem mais.

IMG_5907

IMG_5909

É o maior museu arqueológico da Grécia e um dos mais importantes museus do mundo dedicado à arte grega antiga.

Construído entre 1866 e 1889, abriga em sua maior parte os objetos arqueológicos que vieram da pré-história à antiguidade que foram encontrados na Grécia.

IMG_5045

O museu é super grande, são 8 mil m² com várias salas que abrigam 5 coleções permanentes: jóias, esculturas, vasos e objetos em cerâmica, etc., são mais de 20 mil itens expostos que vão do desenvolvimento da civilização grega, desde o começo da Pré-História até o fim Antiguidade.

IMG_9429

IMG_9399

A coleção que me chamou mais atenção foi a de jóias, é IMPRESSIONANTE, LINDA, muitos designers de jóias da atualidade tiram inspiração de lá.

Para quem gosta de história e arte com certeza é uma visita “obrigatória” quando estiver em Atenas.

As esculturas/obras que mais chamam atenção são:

O Jockey de Artemision – é uma estátua de bronze de 150/146 a.C. A maioria das estátuas de bronze antigas foram derretidas para usarem a matéria-prima, mas esta se salvou porque foi perdida em um naufrágio. Ela pode ter sido oferecida aos deuses por uma pessoa rica para honrar vitórias em corridas de cavalos. O “jóquei” é um menino de 84 cm de altura e aproximadamente 10 anos de idade.

     IMG_9434

Bronze de Artemision – é a obra considerada “a cara do museu”. Tem esse nome porque foi encontrado no Cabo Artemision. Não se sabe ao certo se representa Zeus ou Poseidon. A controvérsia só seria solucionada se fosse encontrado o objeto que ela segurava. Se fosse um raio, seria Zeus, se fosse um tridente, seria Poseidon. Foi encontrada no mesmo naufrágio do Jockey de Artemision.

IMG_9452 

endereço: 28is Oktovriou 44
horários:
1 de abril a 31 outubro: segunda – das 13h às 20h / terça a domingo – das 8h às 20h
1 de novembro a 31 de março: segunda – das 13h às 20h / terça a domingo – das 9h às 16h
valor: 10 € (valor de janeiro de 2017)
site: http://www.namuseum.gr/

Fundado por seu benfeitor Antonios Benakis e inaugurado em 1931.

1

É um museu de arte, história, etnologia e arqueologia da Grécia. Sua coleção conta com peças que vão da Antiguidade e a época da dominação romana até o período medieval de Bizâncio, desde a queda de Constantinopla, o período da ocupação franciscana e otomana, até a explosão da Guerra da Indepedência em 1821 e o período da formação do novo estado grego até 1922.

4

6

8

É uma fundação cultural beneficiente privada, em sua coleção tem 45.000 peças, 45.000 livros e 650 coleções de documentos históricos arquivados. Também tem um dos melhores arquivos de fotografias da Grécia.

Na entrada/saída tem duas lojinhas bem legais, com joias e artigos que tem em qualquer loja de museu. Não compramos nada, mas vale a pena dar uma passada.

É um museu menor em tamanho em comparação ao Arqueológico. Fizemos em 2 horas aproximadamente. O prédio onde ele fica é uma antiga casa em estilo neoclássico muito linda. Gostamos bastante do museu.

  3

endereço: Koumpari 1, Athina 106 74, Grécia
horários: segunda e terça – fechado / quarta e sexta – 9h às 17 / quinta e sábado – 9h à 00h / domingo – 9h às 15h
valor: 9€ (valor de janeiro de 2017)
site: www.benaki.gr

Nesse post,  “termino” a Grécia / Atenas… e a primeira impressão que eu tive dessa cidade MA-RA-VI-LHO-SA foi de que são pessoas “bravas”! Nas primeiras horas foi difícil ver alguém sorrindo, mas depois de um tempo a percepção mudou… é um povo alegre, que ama o país em que vive, super patriota! O jeito que eles dançam, a forma com que se expressam, o que eles comem, o jeito que eles recebem as pessoas, sempre fazendo questão de priorizar a cultura grega e o país onde vivem. Eu amei !!!

No próximo post falarei sobre a última cidade dessa nossa viagem, Paris, para onde já fomos várias vezes e que sempre nos surpreende. Não se trata de qualquer cidade, mas a Cidade Luz. Portanto, já aviso que esse post demandará mais do que o tempo usual. Isso porque em qualquer lugar vocês encontrarão informações sobre Paris, talvez um dos destinos mais divulgados do mundo, bem como o mais visitado e em relação ao qual deve ter o maior número de posts e de blogs específicos sobre essa capital emblemática. Porém, aqui vocês terão outra visão, não apenas os clássicos … já adianto que teve até passeio no esgoto … Muito louco e será maaara!!!

 ______________________

Obs: Ah, não se esqueçam que aqui no Blog tem o nosso setor de CONSULTORIA, onde desenvolvemos, customizamos os roteiros de acordo com seu perfil, já com as indicações completas (opções de hotéis, apartamentos, passeios, compras, restaurantes etc.). Não deixem de entrar em contato para conferir uma forma diferente de viajar, pois vale a pena para quem gosta mesmo de curtir a vida! Venha viver essa experiência de vida!

Não se esquecem de seguir nossa FANPAGE no Facebook! Espero que estejam se divertindo e deixem sua impressão sobre o Blog, pois a opinião de vocês é muito importante para que eu possa melhorar nas próximas vezes, saber a opinião de todos é gratificante – críticas e elogios; fóruns de discussão; etc. COMPARTILHEM!!!

 

Veja também...

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *