Acrópole de Atenas: as histórias e curiosidades de um dos maiores patrimônios da humanidade!

Conhecer a Acrópole (ou Acrópolis) é viajar no tempo e pelas nossas lembranças, ainda que pontuais, sobre esse templo Grego!

Atenas é a Capital da Grécia, uma cidade linda e história é o que não falta – como disse no post anterior optamos por contratar uma guia por um dia, e foi a melhor coisa que fizemos. A primeira visita em Atenas não poderia ser outra, qual seja a icônica Acrópole (quem não se lembra de ter lido, visto e/ou estudo, em algum momento em nossas vidas, sobre esse monumento?) e esse post de hoje é sobre a “estrela” da cidade e do país.

• ACRÓPOLE

Acrópole significa o PONTO MAIS ALTO DA CIDADE. Quase todas as cidades gregas têm sua acrópole, eram nessas colinas que se erguiam as povoações em busca de segurança em tempos de guerra. Ela pode ser vista de vários pontos da cidade e à noite fica linda toda iluminada.

Ela, a mais famosa Acrópole, de fato está situada no alto de uma colina rochosa de aproximadamente 150m de altitude, cercada pelos bairros de Plaka, Psirí e Monastiraki, onde estão os principais pontos turísticos da cidade. É possível fazer tudo a pé.

Fomos em janeiro/2017 = inverno na Europa, e posso lhes garantir que para conhecer a Acrópole foi uma opção maaaara. Chegamos cedo, por volta das 10h da manhã, e estava uma delícia por vários motivos, dentre os quais o mais importante, não estava aquele calor infernal; não tinha aquele moooonte de turista que sempre vemos em fotos ou reportagens. Enfim, conseguimos fazer com calma e aproveitamos muito.

Considerada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e, em 2007, foi eleita como uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo.

Difícil se dar conta de que estamos caminhando por este lugar espetacular e imaginar tudo o que já aconteceu ali. INCRÍVEL, e para quem AMA história como o Antonio e eu chega a ser muito emocionante mesmo. Estar onde foi palco de parte decisiva da história da humanidade e que conhecíamos só por intermédio dos livros é simplesmente fantástico.

A Maria (nossa guia) nos contou que todo o mármore usado para a construção da Acrópole vinha de outra colina/cidade próxima dali e ficamos imaginando como era esse transporte; como tudo isso foi construído numa época com zero tecnologia… #momentofernandapensativa

A Acrópole foi construída por volta de 450 a.C. (o local já era ocupado desde o período Neolítico = Idade da Pedra Polida), época da ocupação dos reis mecênicos que transformaram aquela grande rocha em uma cidade fortificada com suas construções imponentes. Foram muuuuuitos acontecimentos históricos e, por conta disso, ela (Acrópole) se tornou um dos patrimônios históricos mais valorizados e visitados do mundo.

Na parte de baixo do sítio arqueológico, antes de chegar na “estrela” principal, passamos por outras atrações que valem a “parada”, como o Teatro de Dionísio.

TEATRO DE DIONÍSIO

Construído todo em pedra entre os anos 342 e 326 a.C. Tem esse nome em homenagem a Dioníso, o Deus do vinho, na mitologia grega.
É o principal teatro da antiguidade e é considerado o berço do teatro ocidental e da tragédia. Aqui foram apresentadas as tragédias clássicas de Ésquilo, Sófocles e Eurípedes.
São 78 fileiras de assentos em pedra e lugar para 17 mil pessoas. Há 67 assentos feitos em mármore e que se encontram na primeira fileira, tais lugares eram destinados apenas às autoridades.

DCIM101GOPROGOPR2110.

DCIM101GOPROGOPR2111.

Saindo do teatro, continuamos subindo, tirando muitas fotos e, no nosso caso, entusiasmados e amando tudo … obs. aqui não tinha quase turista às 10 horas da manhã, no verão há fila contínua de pessoas por esse caminho – uma das vantagens de viajar no inverno #ficaadica.

Logo após chegamos em mais um teatro, o Teatro de Herodes.

TEATRO DE HERÓDES = ODEON HERÓDES
É espantoso, de tirar o fôlego de lindo! Por ter sido construído na subida da colina ele aparenta ser maior do que o Teatro de Dionísio, mas é menor, com capacidade para 5 mil pessoas. Foi construído no período de dominação do Império Romano, o que explica a semelhança com o Coliseu.
Originalmente ele era coberto, por isso também o nome de Odeon de Herodes – Odeon é um tipo de teatro coberto. Um lugar lindo que ainda hoje é usado para o Festival de Atenas, que acontece de junho a setembro com vários artistas gregos e internacionais.

DCIM101GOPROGOPR2120.

IMG_5531     IMG_5677

Continuamos a subida e finalmente chegamos na “estrela” do passeio, o topo da colina onde estão o Parthenon (o antigo templo de Atena), o Erection, templo de Atena Nice e todo o resto do “complexo”.

O “show” já começa na entrada com o Propileu.

PROPILEU

É a porta de entrada para a Acrópole. Aqui é onde começa propriamente a Acrópole. A entrada é formada por colunas, essa estrutura da entrada do “complexo” é gigantesca, imponente … para chegar chegando mesmo (rsrsrsrs).
Foi construído quando o local tornou-se definitivamente um lugar de culto. Passar por essa porta é adentrar e conhecer um local MUITO importante da história da humanidade, maravilhoso!

DCIM101GOPROGOPR2131.

DCIM101GOPROGOPR2132.

A primeira “coisa” que avistamos logo após o impacto do Propileu foi o magnífico Parthenon, do lado direito.

PARTHENON

Templo dedicado a deusa Atena Partenos.
Sua construção é do séc. V a.C. Trata-se da maior construção e simboliza que a Deusa Atena está olhando pela cidade. Ao mesmo tempo, todos os cidadãos também olham para Atena. É o monumento mais importante da Grécia Antiga.
Já foi igreja e mesquita e hoje é símbolo da arte e da arquitetura grega.
Construído entre 447 e 438 a.C., como parte do maior projeto de construção de Péricles, um dos principais líderes democráticos de Atenas, que iniciou uma série de obras públicas.

DCIM101GOPROGOPR2136.

#curiosidades

. o templo poderia estar praticamente intacto, mas em 1687 tropas de Veneza atacaram Atenas para tentar expulsar os muçulmanos da região. Durante um bombardeio no dia 28 de setembro daquele ano, grande parte do Parthenon foi destruída. Isso aconteceu porque os turcos (que dominaram a Grécia de 1453 a 1821) guardavam munições dentro do prédio, utilizando o local como depósito de pólvora. Houve um estrago enorme na estrutura interna do monumento, o telhado caiu, colunas foram ao chão e muitas estátuas não resistiram ao bombardeio

. todas as linhas aparentemente retas do Parthenon são ligeiramente curvas. Para compensar a tendência dos olhos em ver as colunas do meio mais finas do que são na verdade, a solução encontrada foi arquear cada uma delas, que também foram ligeiramente inclinadas para dentro. Como um requinte final, as colunas dos cantos do templo são mais grossas, pois estas recebem mais luz do sol que as demais, e pareceriam assim, mais finas caso não fosse feito tal arranjo. Não é demais? Eu achei o máximo!

. uma coisa que não sabíamos e chamou nossa atenção assim que entramos, alguns guindastes que não prestamos atenção quando vemos lá de baixo, perguntamos o porquê e a Maria nos disse que desde 1975 o complexo está em obra, um projeto de restauração e preservação do Parthenon, com 69,5m de comprimento por 30,9m de largura, mesmo em obra a 40 anos não perde o encanto, ver de perto aquelas colunas dóricas imponentes de mármore que medem 1,8m de diâmetro e 10,4m de altura é incrível.

Outro monumento muito importante é o Templo de Erectéion.

TEMPLO ERECTÉION

Dedicado a deusa Atena e ao deus Poseidon, é conhecido por suas suas colunas que são estátuas – que infelizmente não são as verdadeiras -, são 6 colunas ao todo, sendo que 5 estão no Museu da Acrópole para conservação e proteção e 1 está no British Museum.

DCIM101GOPROGOPR2148.

DCIM101GOPROGOPR2150.

Diz a lenda que esta árvore de oliveira que está bem ao lado do Templo foi plantada pela deusa Atena e que foi a primeira oliveira que se tem notícia no mundo …

DCIM102GOPROGOPR2154.

TEMPLO DE ATENA NICE

Em grego Niké que significa vitória. Também dedicado à deusa Atena, era o local onde os atenienses a adoravam, na esperança de que ela os ajudasse na guerra contra Esparta.
É um templo pequeno, fica à direita da entrada da Acrópole e foi construído entre 432 e 420 a.C., com 8 colunas (4 na frente e 4 atrás) em estilo jônico.

obs.: antes de ir, estudando sobre a Acrópole, li muito que a subida não era fácil, não sei se foi porque fomos no inverno, não estava calor, mas não achei ela tão “ruim” como a grande maioria falou. É uma subida ok (nem se compara a subida da Pedra da Macela, no Brasil, como contei neste post), e como a parte de baixo é um museu a céu aberto, com muitas ruínas de outros templos, teatros e vestígios da cidade que existiu por lá você vai subindo devagar, apreciando a paisagem, lembrando da história do lugar (isso lógico para quem gosta #fernandasincera).

#dicas da Fê:
. uma coisa que li, e isso sim faz muito sentido, jamais vá com sapato de salto ou que a sola não seja de borracha, o piso é muito irregular e escorregadio.

. principalmente no verão leve uma garrafa d’agua, o lugar é super aberto e faz muito calor.

endereço: de onde você estiver em Atenas vai avistá-lo é só ir seguindo o rumo no sentido da colina … assim aproveita e passeia.
horário: todos os dias – das 8h às 20h – última entrada às 19h30 (obs: infelizmente não há mais visita noturna, pois picharam os templos e, com isso, instalaram câmeras de segurança e proibiram a subida depois das 19h30. – dizem que a visita noturna era sensacional, uma pena o ser humano ser tão cretino).
valor: 20 e é valido por 5 dias – dá direito para visitar outros sítios: Templo de Zeus, Ágora Antiga e Romana, a Biblioteca de Adriano e o cemitério Kerameikos.

Daqui a vista para cidade é MARAVILHOSA, para qualquer lado que você vá ela é linda … por isso também a vontade de tirar foto não para (pelo menos a nossa). É aquele lugar em que as fotos nunca transmitem o que realmente é, você olha para todos os cantos e eles são fotogênicos, tudo é LIN-DO!

DCIM101GOPROGOPR2144.

DCIM102GOPROGOPR2155.

Tem uma vista 360º para a cidade, lá de cima podemos ver também os outros monumentos históricos importantes de Atenas.

• Ágora Antiga

Ágora eram praças públicas onde se realizavam assembléias políticas e encontros religiosos, considerada o coração da antiga Atenas.

• Arco de Adriano e o Templo de Zeus Olímpico: o Arco ligava a cidade velha de Atenas com a nova seção romana e foi construído por Adriano. O Templo começou a ser construído em 515 a.C por Pisistratos, a intenção era fazer um templo monumental em honra a Zeus, que originalmente tinha 104 colunas, mas nunca foi concluído por causa da queda da tirania em Atenas. Em 174 a.C, Antíoco IV Epífanes, rei da Síria, tentou prosseguir a construção do templo que foi finalmente concluída pelo imperador romano Adriano, em 124/125 d.C. Dentro do templo havia uma estátua enorme de Zeus, em ouro e marfim.

•  Parlamento: conhecido como Parlamento Helénico é o poder legislativo da Grécia. Falarei sobre ele no próximo post.

• Museu da Acrópole: Inaugurado em 2009, é tão moderno que destoa na paisagem.

• Praça Monastiraki: tem esse nome por conta de um mosteiro que existia lá no século XVII. Hoje é um ponto de encontro no centro de Atenas que está sempre cheio de gente.

Conhecer a Acrópole foi mais um lugar especial da listinha dos lugares que gostaríamos de conhecer um dia, vou levar para sempre na minha lembrança, como sempre tento fazer, não criei expectativas e ela me surpreendeu.

E no próximo post, vou falar sobre o estádio Panatenaico, museus e mais algumas curiosidades de Atenas. Não percam, pois é um lugar mais maaaaara que o outro!!!

______________________

Obs: Ah, não se esqueçam que aqui no Blog tem o nosso setor de consultoria, onde desenvolvemos, customizamos os roteiros de acordo com seu perfil, já com as indicações completas (opções de hotéis, passeios, compras, restaurantes etc.). Não deixem de conferir, pois vale a pena para quem gosta mesmo de viajar!

Não se esquecem de seguir nossa FANPAGE no Facebook! Espero que estejam se divertindo e deixem sua impressão sobre o Blog, pois a opinião de vocês é muito importante para que eu possa melhorar nas próximas vezes, saber a opinião de todos é gratificante – críticas e elogios; fóruns de discussão; etc. COMPARTILHEM!!!

Veja também...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *