Paris: as vantagens de alugar um apartamento na cidade! E dicas da Cidade Luz!

Paris … sempre teremos Paris!

Um clássico que merece nossa atenção.


Pensei muito antes de fazer essa série de posts, estava em dúvida se fazia ou não. Explico o porquê. Não se trata de qualquer cidade, mas da Cidade Luz! Em qualquer lugar, vocês encontrarão informações sobre Paris, talvez um dos destinos mais divulgados do mundo, bem como o mais visitado e em relação ao qual deve ter o maior número de posts e de blogs específicos sobre essa capital emblemática.
E resolvi escrever, pois cada um tem uma visão, uma opinião sobre a cidade, cada um tem a sua Paris e aqui vou falar sobre as nossas experiências, um apanhado de todas as vezes em que estivemos lá; contar um pouco de como é a “nossa” Paris, o que a gente viu, o que a gente gosta de fazer… são posts bem pessoais, talvez por ser uma cidade “difícil” de falar. Nossa, mas tá profundo demais, hein? Bora se jogar nessa cidade instigante!

. 1ª vez em Paris …
Vou ser sincera com vocês… para mim, Paris não foi amor à 1ª vista. 🙄

Minha primeira vez foi em 2006, o Antonio tinha ido estudar em Madrid (chic esse meu marido, né? rsrs), fui encontrar com ele no fim do curso para passear pela Europa. Uma das cidades escolhidas foi Paris.
Sinceramente não sei porque não gostei, simplesmente não gostei 😯 – acho que era tanta gente falando “Paris é linda”, “você vai amar”, “não tem cidade igual no mundo”, “não tem como não amar” e, como eu sou do contra (rs), óbvio que não amei!!! Esperava mais, acho que falaram tanto da cidade que ela não me conquistou de primeira, mas foi me conquistando aos poucos, a cada ano que voltamos gosto mais. Não é a cidade que mais amo no mundo, mas aprendi a gostar e apreciar, cada ida até lá é diferente. Já fomos algumas vezes e espero voltar outras mil – meio esquisito para quem falou que não amou, não é mesmo? Pois é, coisas da Fê… rsrs.
Paris que me ensinou a não criar expectativas para nenhum destino, e foi muito bem aprendido, consigo ter esse autocontrole de expectativa zero, deixo que o destino me surpreenda… desde então amei todos os lugares que visitei, cada um com sua peculiaridade.

Paris é o tipo de cidade que sempre vai ter coisa para fazer, independentemente da quantidade vezes que você vá.

O Antonio e eu não somos o tipo de viajantes que “batem ponto” no monumento histórico, óbvio que a intenção é visitá-los, mas, se não der, ok… mais um motivo para voltar!!!

Agora vamos ao que interessa – PARIS !!!

Acho importante começar com alguma dicas da Fê – Paris e Mundo.

# Dicas da Fê – PARIS
. O intuito não será falar de coisas comuns – em todo lugar isso  é mencionado – portanto, dizer que o Metrô de Paris é muito bom e cobre toda a cidade é cair no lugar comum. Essa e outras formas de locomoção são muito conhecidas, mas o que é pouco divulgado é sobre o Uber. E aí? Vale a pena? Funciona bem?

. Uber – funciona super bem na cidade, pegamos algumas vezes e foi muito bom, eles têm 5 categorias de carro. E acho que vale a pena.

 IMG_0277IMG_0278
. Lojas, Museus, Igrejas, etc … hoje, por conta dos atentados terroristas que infelizmente são uma realidade super presente em toda Europa, qualquer lugar em que você for entrar – Museus, Lojas (as maiores), Monumentos, Igrejas – vão pedir para revistar sua bolsa, mochila, sacola, etc.

# Dicas da Fê – MUNDO
. Fotografia – nas igrejas e museus, quando for permitido tirar foto, NÃO TIRAR COM FLASH! A luz do flash é tão intensa que acaba danificando as pinturas, a luz branca tem os invisíveis e super poderosos raios ultravioleta. Os fótons – partículas de luz – que os compõem carregam uma quantidade de energia muito maior do que a dos outros raios, a ponto de reagirem com os elétrons das tintas das telas. Essa reação rompe algumas das ligações químicas entre as moléculas que formam o pigmento, o que modifica de maneira imprevisível as cores da pintura. #featalatambémécultura #featalaquimica (aprendi isso na faculdade no 1º ano e NUNCA mais esqueci, então, por favor, FOTOS SIM! FLASH NÃO! JAMAIS! UM POUCO DE RESPEITO E EDUCAÇÃO NÃO FAZ MAL A NINGUÉM!

Bom, depois do pito acima … rsrs … vamos ver onde dá para ficar, pois não queremos ficar ao relento.

  • ONDE FICAR

Hoje em dia são muitas as opções, podendo ser o bom e velho hotel ou, se estiver afim de viver um pouco como um local, então pode alugar um apartamento. Nós já “usamos” as duas opções e vou ser sincera que, em Paris (como em Roma também, conto nesse post), nós preferimos apartamento. Nas últimas duas vezes alugamos e AMAMOS, mas isso é muito pessoal, vai do gosto e estilo de viagem de cada um.

Mas como eu estou aqui para dar a minha opinião… vamos lá #featalasincera

……….

. Por quanto tempo devo alugar um apartamento?
Eu acho que para você alugar um apartamento e poder aproveitá-lo, apenas vale a pena alugar se for ficar no mínimo 3 noites (4 dias), menos que isso não vale a pena. É tão gostoso você ter tempo de sair, conhecer a região onde é a “sua casa”, curtir aquele momento único. Alugar um apartamento em outro país é viver um pouco mais a cidade como se fôssemos locais por alguns dias. É tão gostoso, mesmo que seja por pouco tempo, conhecer o povo e viver a rotina deles, ir à feira, fazer compras no mercado, nas quitandas (ainda mais eu que gosto “pouco” de um supermercado e de uma farmácia quando estou viajando), é legal “esquecer” que você é turista, pelo menos por alguns dias. Viva a fantasia, se jogue em seu sonho.

Sempre que alugamos um apartamento, depois que já estamos instalados, vamos às compras para casa – comprar coisas para o café da manhã e para o jantar (não são todos os dias que jantamos em casa, afinal de contas estamos em Paris e restaurante bom é o que não falta, mas nós adoramos fazer jantar “em casa”). É uma delícia andar, passear o dia inteiro e na hora em que já estamos tomando o rumo de casa, então passar no supermercado, na quitanda, na boulangerie, ir comprando as coisas para preparar. Chegar em casa, abrir um vinho local e curtir sem pressa. Para os mais preguiçosos, que não querem cozinhar nas férias (me incluo nessa… kkk – ainda bem que o Antonio gosta e sabe cozinhar bem melhor do que eu), tem uma dica maaaara, uma loja que vende congelados maravilhosos e deliciosos – a loja se chama Picard, há várias espalhadas por Paris e vale muito comprar coisas lá – site: http://www.picard.fr/

IMG_0020
um dos nossos jantares
IMG_5220
outro jantar … taças, às vezes, não são as mais apropriadas…
IMG_0023
o MELHOR Iogurte que já tomamos – sempre que vamos para Paris é compra obrigatória – há vários outros sabores – morango, pêssego …

# Dica da FêBoulangerie Paul  – já falei em vários posts por aqui – sou fã –  é uma ótima opção para comprar sua baguette e croiassaint ou pain au chocolat fresquinhos, esse é o charme da cidade. Portanto, você pode comprar as coisas básicas na primeira compra que eu mencionei – tipo iogurte, manteiga, frutas ou frios – o fresquinho tem que deixar para o dia ao acordar é a diferença. Tem Paul pela cidade inteira. E não me venha com essa de preguiça, vocês estão em Paris … e não tem só o Paul, tem várias boulangeries espalhadas pela cidade, que sempre valem uma passada.

. Como escolhemos o apartamento?
A primeira coisa que procuramos é a localização. Onde queremos ficar. Em Paris já ficamos perto da Champs-Élysées e em Saint-Germain-des-Prés. Dois lugares totalmente diferentes, mas cada um com o seu charme. Escolhido o “bairro”, então a procura fica por conta do apartamento que mais nos agrada, em tamanho e no preço. Há alguns pontos que observamos: se tem internet, se a decoração é legal (se o negócio é curtir, então é lógico que faz parte da pesquisa), a cozinha e a cama. Outra coisa que também observamos, mas em se falando de Europa não é muito comum, é ver se há elevador. No 1º lugar em que alugamos tinha elevador. Já o 2º não tinha, mas a localização e o apartamento compensava o pequeno “sacrifício”, então não foi um empecilho. Claro que esses itens vão variar de pessoa para pessoa, até mesmo eventuais limitações de locomoção. Portanto, fique atento, pois se não for atento sua viagem pode se transformar em um pesadelo. Um auxílio em viagens é sempre bem-vinda, vale a pena consultar – aliás, estou às ordens #ficaadica.

. Pagamento
Os pagamentos dependem do site por onde você tiver alugando o imóvel ou, se for AirBnb, do proprietário. O que é comum é o depósito de uma caução, que é feito na chegada. Ele garante possíveis danos ao imóvel e é devolvido 100% no final da estada se não houver nenhum problema. Assim como o valor da caução é bom verificar se não há outras taxas… no caso dos apartamentos de Paris sempre pagamos uma taxa de limpeza que é proporcional ao valor da locação, essa taxa é para a limpeza do local quando de sua saída, deixar limpo para a próxima pessoa que vier a alugar. Não é nada absurdo de caro.

. Limpeza
Em todos os apartamentos que alugamos, em diferentes cidades, a limpeza diária não está incluída. Há a opção de pagar outra taxa e pedir para fazerem a limpeza enquanto você está lá. Nós nunca usamos esse serviço, pois somos limpinhos (rsrs) … sempre damos uma “geralzinha”. Há produto de limpeza à disposição. E lá tudo é mais prático e fácil do que aqui.

. Toalhas e lençóis
Assim que chegamos no apartamento já tem um jogo de toalha de banho e de rosto, as camas já estão arrumadas. Caso fique muito tempo e queira que os lençóis e as toalhas sejam trocadas é só avisar que eles trocam, mas tem um custo. Se no apartamento houver máquina de lavar roupa, então é só colocar na máquina antes de sair para passear e na volta já estará lavado e seco (em todos os apartamentos que alugamos tinha máquina que lava e seca).

. Cozinha
Em todos em que ficamos (apartamentos) havia cozinha equipada com talheres, pratos, vasilhas para servir, copos, xícaras, fogão, geladeira, microondas e até máquina de café Nespresso, mas você precisa checar isso antes de ir., quando de sua pesquisa.

. Check in/check out
Combinado previamente com o proprietário ou já está estipulado em contrato.

……….

Nós nunca tivemos problemas com os apartamentos alugados, mas existem prós e contras e também é bom ficar atento em alguns detalhes para não cair numa roubada.

Prós:
. custo-benefício – mesmo pagando algumas taxas e o valor do aluguel, o custo sai mais barato do que hotel e, se for um apartamento que você for dividir com mais pessoas, então sai mais barato ainda.
. os apartamentos, em geral, são mais espaçosos do que um quarto de hotel, porque, além do quarto e banheiro, costumam ter cozinha, sala e, se der sorte, até varanda com uma bela vista.
. não tem horário para o café da manhã, libertação total.

Contras:
. não tem a mordomia que existe em hotel, como a cama arrumada e o café da manhã pronto.
. separar o lixo reciclado do orgânico, levar no térreo e colocar no lugar específico para cada lixo (isso para mim não é problema, já faço isso na minha casa em SP)
. não tem serviço de recepção ou de concierge para te entregar um mapa da cidade, fazer a reserva de um restaurante ou chamar um táxi.

……….

  • Importante: sempre que for alugar, leia o contrato com atenção, repare nas condições de cancelamento, como são os pagamentos, como faz para pegar as chaves, etc. Costuma ser tudo bem tranquilo, nunca tivemos problema.
  • Fique atento também…
    . antes de fechar a reserva, verifique se a empresa que está intermediando a locação é séria.
    . uma coisa muito importante – analise as fotos do apartamento minuciosamente, veja todos os detalhes do imóvel e leia os comentários de outros viajantes que já se hospedaram ali.
    . muitos dos sites de locação para temporada disponibilizam apartamentos e quartos individuais, então preste atenção para ver se você está alugando o apartamento inteiro ou apenas um quarto.
  • Cuidado com as chaves. Lembre-se não tem recepção, nem chave com o pessoal da limpeza. Se perder a chave a sua conta será bem salgada e não é porque o senhorio quer ganhar um dinheiro a mais, mas esse tipo de serviço na Europa é bem caro mesmo, bem provável que saia de 200 para mais.

_____________________________________________

  • 1º apartamento que alugamos em Parisperto da Champs-Élysées: fica no 5º e último andar, tem um elevador bem pequeno, dois dormitórios e dessa vez estávamos com mais um casal. Ficamos 7 dias.
DCIM100GOPROGOPR0874.
escada do prédio – linda né?
DCIM100GOPROGOPR0875.
porta de entrada do ap. (aberta) e porta do elevador
DCIM100GOPROGOPR0881.
sala e no fundo a cozinha americana
DCIM100GOPROGOPR0877.
cozinha
DCIM100GOPROGOPR0883.
um dos quartos – o nosso

_____________________________________________

  • 2º apartamento que alugamos em Paris, em Saint-Germain-des-Prés: também com dois dormitórios/suítes, compensava mais do que ficar em hotel. Não tinha elevador, ficava no 6º e último andar. Ficamos 5 dias. E economizamos com a academia, ginástica garantida … rsrs.

entrada do prédio:

IMG_5238

prédio – área interna:

DCIM102GOPROGOPR2239.

1ª suíte:

DCIM102GOPROGOPR2225.

DCIM102GOPROGOPR2235.

DCIM102GOPROGOPR2233.

2ª suíte:

DCIM102GOPROGOPR2199.

DCIM102GOPROGOPR2202.

sala de TV:

DCIM102GOPROGOPR2211.

sala de estar e de jantar:

IMG_6036

cozinha:

DCIM102GOPROGOPR2242.

vista do apartamento:

IMG_5209

Há várias opções de hotéis fantásticos e já ficamos em alguns, mas vamos deixar aqui as dicas sobre apartamentos apenas, até para não ficar muito cansativo o post, e também para você quebrar o gelo e fazer uma consulta comigo, né?

Nos próximos posts vou falar sobre alguns lugares que gostamos de passear quando estamos em Paris, bairros, praças, museus. São lugares lindos, que vocês vão amar.

______________________

Obs: Ah, não se esqueçam que aqui no Blog tem o nosso setor de consultoria, onde desenvolvemos, customizamos os roteiros de acordo com seu perfil, já com as indicações completas (opções de hotéis ou apartamentos, passeios, compras, restaurantes etc.). Não deixem de conferir, pois vale a pena para quem gosta mesmo de viajar! Não é um custo alto, mas um pequeno investimento para que você viva mesmo o seu sonho!

Não se esquecem de seguir nossa FANPAGE no Facebook! Espero que estejam se divertindo e deixem sua impressão sobre o Blog, pois a opinião de vocês é muito importante para que eu possa melhorar nas próximas vezes, saber a opinião de todos é gratificante – críticas e elogios; fóruns de discussão; etc. COMPARTILHEM!!!

 

Veja também...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *