Fim de ano em Portugal: o Ano Novo no Porto!!!

Portugal: o destino mais cobiçado do ano.

***********************************************************************************************************************

NOTA DE ESCLARECIMENTO – VOLTEI!

Meus queridos seguidores, peço desculpas pelo hiato nos posts, não foi má vontade, preguiça ou coisa que o valha. Contarei em poucas palavras o motivo do “sumiço”.

A viagem que começo agora a dividir com vocês foi grande – 35 dias – e complexa, com vários destinos bem diferentes, seja em termos de cultura, seja em relação ao clima. Assim, passados os preparativos, então houve o fim do ano e a viagem propriamente dita. No retorno houve a necessidade de separar e arrumar todo o material da viagem. Enfim, muito trabalho mesmo, mas tenho certeza de que irão gostar.

Não tenham dúvida que tudo foi pensado e feito com muito carinho mesmo. Embarquem comigo nesta aventura!

Esse ano resolvemos novamente passar o Ano Novo fora do Brasil. Dessa vez elegemos a cidade do Porto, em Portugal. Após, o Natal, mais precisamente em 27/12/2017 saímos de SP direto para o Porto.

Diferente do ano passado que passamos em Roma, “na rua”, esse ano optamos por ficar em um hotel bem legal e passar a festa lá.

A cidade lotada, mas, como em Roma, a vida segue normal. No dia 31/12 a cidade não fica parada como no Brasil. Há os preparativos para a festa de Ano Novo, mas o povo segue trabalhando normal.

Vamos para o que interessa, com as dicas e minha opinião sobre os lugares onde fomos na cidade. Tivemos pouco tempo, infelizmente. Portugal foi um destino de passagem para os destinos seguintes, então não conseguimos fazer tanta coisa como vou contar aqui para vocês.

O HOTEL

Como já disse, optamos por passar o Ano Novo “dentro de algum lugar”, não na rua como fizemos em Roma, no Coliseu. Para isso escolhemos um hotel maaaaara.

O hotel fica em Vila Nova de Gaia, cidade do outro lado do rio Douro – onde estão as caves. É só atravessar a ponte D. Luiz. Não é um hotel central, mas estávamos de carro – houve também um dia em que saímos a pé e fomos até o centro do Porto numa boa. Lá (no Porto) tudo é relativamente perto, se não quiser ir a pé, pode ir de táxi, Uber ou de carro mesmo.

O hotel leva o nome da família inglesa The Yeatman, ligada ao vinho do Porto desde o século XIX. A vista para o Douro é espetacular, com a cidade do Porto e a ponte D. Luiz ao fundo. Ele foi aberto em 2010 para ser hotel mesmo. A família é dona das marcas Taylor’s, Fonseca e Croft, entre outras = The Fladgate Partnership.

L1760542
vista da varanda
L1760538
vista da varanda 2
L1760493
vista noturna de tirar o fôlego …

A vinícola Taylor’s fica em frente ao hotel.

O The Yeatman tem a maior coleção do mundo de vinhos portugueses, distribuída em mais de 25 mil garrafas. Trata-se do primeiro hotel cinco estrelas de Vila Nova de Gaia.

O ambiente é uma mistura de formal, executivo, romântico, familiar e também descontraído. Tem um estilo clássico, mas ao mesmo tempo é moderno – praticamente um hotel bipolar … kkkkkkk. Toda a decoração é voltada à temática do vinho, inclusive cada elevador tem um tema, muito legal. Num elevador parece que você está dentro de uma cave, com barricas de vinhos, outro parece que se está dentro de um balão sobrevoando a cidade, noutro no meio de um vinhedo… é muito divertido.

elevador balão yeat
elevador que se parece com um balão

L1760460

L1760521
a parede do elevador

Dentro do hotel há também um pequeno museu sobre a cortiça, bem como com uma exposição dos galinhos típicos que são símbolo de Portugal = o galo de Barcelos (cidade situada na região do Algarve).

L1760464

L1760463

O hotel é um Relais & Châteaux.

Relais & Châteaux:

Criada em 1954, é uma associação de 550 hotéis e restaurantes excepcionais, gerenciados por homens e mulheres independentes, regidos pela paixão que sentem por suas profissões e pela autenticidade das relações estabelecidas com seus clientes.
Presente nos cinco continentes, convida a todos a descobrir a art de vivre inscrita na cultura de cada lugar e a compartilhar uma história humana única.
Os membros da Relais & Châteaux possuem um profundo desejo de proteger, de vivenciar e de valorizar a riqueza e a diversidade da culinária e das culturas hospitaleiras do mundo. Eles se alinharam nessa ambição, que também inclui a preservação dos patrimônios locais e do meio ambiente. É uma bela história, feita por homens e mulheres que investiram em um hotel aconchegante e refinado, em um restaurante excepcional, antes de se unirem para compartilhar melhor sua paixão. Esta história existe desde 1954. Há 60 anos, Marcel e Nelly Tilloy, um casal de artistas de music-hall, proprietários do hotel-restaurante La Cardinale, na margem direita do Rhône, tiveram a ideia de apresentar oito estabelecimentos com o slogan “La Route du Bonheur”. Oito locais incomuns, autênticos, situados entre Paris e Nice, longe das cidades, reunidos em torno de valores comuns: um alto nível de desempenho, uma gastronomia excepcional e uma concepção particular da Art de Vivre. Essa união assinou a certidão de nascimento daquilo que se tornaria a mais prestigiosa associação hoteleira do mundo: a Relais & Châteaux. Atualmente 530 Membros oferecem 65 Routes du Bonheur em mais de 64 países, todos regidos pela mesma paixão.

É super aconchegante, não só o quarto, mas todos os outros ambientes do hotel.

L1760439

L1760438

O 1ª piso da entrada, em verdade é o 5º andar, o hotel “cresce para baixo”.

todos os cômodos tem vista para o Douro

L1760475
Imponente e elegante

Quartos:

Todos os quartos estão voltados para o rio Douro e para a cidade do Porto. A vista é LINDA !!!

Super confortável e espaçoso. O chão do banheiro tem aquecimento – para o inverno isso é maravilhoso.

DCIM102GOPROGOPR2439.

DCIM102GOPROGOPR2440.

DCIM102GOPROGOPR2444.

Os quartos que ficam no zero tem acesso para um jardim pela varanda, a vista lá é ???? Linda (kkkkkkkk).

DCIM102GOPROGOPR2442.

Ao todo são 82 quartos, cada qual com um nome de vinho emblemático do Porto (é claro). As amenities (que eu AMOOOO) são Caudalie (marca francesa maaaara).

L1760436

Bar:

O bar é ótimo, e mesmo não sendo hóspede é possível frequentá-lo. O atendimento é excelente. Há também a opção de sentar-se na varanda para tomar uma taça de vinho (ou o que você bem entender) no fim da tarde – foi o que fizemos no último dia de 2017. Não é barato, mas vale a visita.

Piscina e SPA:

Tem um SPA que dizem ser muito bom, mas não conseguimos ir infelizmente.

Há duas piscinas, uma externa panorâmica com vista para o Douro, com formato de um decanter; a outra é interna e aquecida.

L1760491

Café da manhã:

Dependendo de como você fecha sua diária, o café da manhã está incluso. O nosso, no caso, estava e achei bem diversificado (na minha opinião não é uma maravilha, mas é bom). E o lugar onde é servido adivinhem ??? tem uma vista linda … kkkkkkkkk.

obs.: não tirei foto do café da manhã … fiquei com vergonha 🙄

Restaurante:

No hotel há dois restaurantes: o Gastronómico, premiado com duas estrelas Michelin no guia de 2017 e o The Orangerie que também é muito bom. Os dois são abertos não somente aos hóspedes, mas se quiser visitar um deles sugiro fazer reserva antes.

Quem comanda os restaurantes é o chef Ricardo Costa e em todas as estações do ano os pratos são alterados para incluir novidades.

. Gatronómico: abre todos os dias para o jantar – a partir das 19h30, disponibilizando Menus Degustação que poderão ser pedidos até às 21h30.

reservas: https://www.the-yeatman-hotel.com/pt/gastronomia/restaurante/

. The Orangerie: abre todos os dias – das 12h30 às 15h / 19h30 às 22h.

reservas: https://www.the-yeatman-hotel.com/pt/gastronomia/the-orangerie/

Nós passamos o Ano Novo no Gastronómico, simplesmente MA-RA-VI-LHO-SO. Fechamos com antecedência pelo site do hotel. Esse é o restaurante com duas estrelas Michelin e possui poucas mesas, ou seja, esgota muito rápido. Não precisa dizer que estava 100% ocupado.

Já que falei do nosso Ano Novo vou contar como foi:

Começou com um cocktail e logo após abriram o salão do restaurante e tudo com extremo requinte. Os convidados eram chamados um por um para tomar assento e sobre cada mesa havia um chapéu, uma tiara e uma corneta para usar na virada do ano.

O jantar foi SENSACIONAL, com atendimento impecável. A Catarina que nos atendeu é uma figura, super simpática!

A comida foi excepcional. O jantar era de menu degustação e, ao final, nos deram um envelope lacrado com o cardápio assinado pelo chef, muito legal!

env card 6

capa 2

contra 5

carda 7

… CUIDADO!!!

Se estiver com fome pule essa parte a seguir …

Esses foram os pratos da ceia de Ano Novo. Cada prato devidamente harmonizado com o vinho sugerido pelo sommelier.

pão feito lá mesmo, azeite português e manteiga aromatizada.

vieiras / caviar / espuma de champagne

lagostim grelhado

peixe pregado assado / presunto pata negra

novilho wagyu / trufas negras

cerejas marinadas / creme de amêndoas / sorvete de kumquats

O jantar foi rolando e assim que terminou nos serviram champagne, bem como um saquinho com uva passa. Após, saímos para a varanda a espera da virada de ano. Foi tudo muito gostoso, uma experiência diferente que valeu a pena. Depois da meia noite, na parte do bar, havia DJ e, no andar de baixo, uma banda. O bar era livre, com espumante, água e cocktail.

Viva… FELIZ 2018!!!!

Amamos a experiência e tudo saiu perfeito.

obs.: a reserva para o jantar de ano novo abriu no dia 01/11/17 e fizemos toda a compra pelo site – http://eventos.theyeatman.com/pt – fique atento e programa-se !!!

endereço: Rua do Choupelo, (Santa Marinha) 4400-088 – Vila Nova de Gaia
telefone: (+351) 220 133 100
email: reception@theyeatman.com
site: https://www.the-yeatman-hotel.com/pt/

Nos próximos posts vou contar onde fomos na cidade, lugares “novos” e antigos. Imperdível, garanto que vão adorar!  😉

______________________

Obs: Ah, não se esqueçam que aqui no Blog tem o nosso setor de consultoria, onde desenvolvemos, customizamos os roteiros de acordo com seu perfil, já com as indicações completas (opções de hotéis ou apartamentos, passeios, compras, restaurantes etc.). Não deixem de conferir, pois vale a pena para quem gosta mesmo de viajar! Não é um custo alto, mas um pequeno investimento para que você viva mesmo o seu sonho!

Não se esquecem de seguir nossa FANPAGE no Facebook! Espero que estejam se divertindo e deixem sua impressão sobre o Blog, pois a opinião de vocês é muito importante para que eu possa melhorar nas próximas vezes, saber a opinião de todos é gratificante – críticas e elogios; fóruns de discussão; etc. COMPARTILHEM!!!

Veja também...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *