Redescobrindo a cidade do Porto!

A cidade do Porto 10 anos depois de nossa primeira visita !!!

A CIDADE

A viagem desta temporada 2017/18 é a nossa 2ª vez no Porto. A 1ª vez foi em 2007 e muuuuita coisa mudou nesses 10 anos. Praticamente outra cidade (rsrsrsrs), imagino que seja também porque era época de fim de ano. A cidade estava lotada, mas, tirando o tanto de gente, ela mudou muito mesmo, com vários restaurantes novos, modernos, estrelados, muita obra acontecendo e diversas coisas não existiam – como o teleférico de Vila Nova de Gaia – coisa que há 10 anos atrás não existia – vixi fui muito vovó falando assim … kkkkkkk – eu particularmente prefiro a cidade que conheci em 2007 😯 .

Explico porque: era mais Portugal sabe, não estava tão moderna como hoje – lógico que o progresso e a modernização são ótimos para qualquer lugar, mas penso que podia ser um pouco menos. A nossa sensação foi de que toda essa modernização está tornando a cidade cara. Portugal é a bola da vez, em especial a cidade do Porto. MINHA OPINIÃO #fernandasincera. Entretanto, a cidade não perdeu seu encanto, amei revisitá-la. O povo português foi, como sempre, muito hospitaleiro e simpático. Foi uma passagem rápida, mas muito interessante.

Tivemos pouco tempo, mas passeamos bastante, mesmo com chuva. Choveu muito e o tempo melhorou apenas no dia 30/12, firmando até o dia 01/01. Depois voltou a chuva, mas aí já tínhamos indo embora.

São tantos os locais para visitar nessa cidade que sempre tem um lugar novo para ir. Dessa vez conhecemos a Livraria Lello e o mercado Bom Sucesso, e lógico que fomos rever os lugares que já conhecíamos.

Considerada uma das livrarias mais lindas do mundo, aberta em 1869, serviu de inspiração para a Floreios e Borrões, livraria que fica no Beco Diagonal, bem como de algumas salas de Hogwarts, como a escadaria do Dumbledore, dos filmes/livros do Harry Potter.

A livraria é maravilhosa. A escadaria, os detalhes das madeiras desenhadas, os vitrais …

Infelizmente (na minha opinião) virou um ponto meeeega turístico (não que isso seja ruim, mas livraria não é museu, não é estádio de futebol … entende ?!), lotado, muita, muita, muita gente, não é um lugar gostoso de visitar. Trata-se de um lugar que não é apreciado como uma livraria. As pessoas vão até lá, ficam 10min., tiram fotos na escada, fazem “trocentas” poses e vão embora, como se não fosse uma livraria, mas apenas um prédio histórico, bonito para tirar foto.

Quando saímos a fila estava o triplo do tamanho comparativamente com a do momento de nossa entrada.

Vale a pena? Vale, mas vá sabendo que não é um lugar onde você ficará sossegado vendo os livros, curtindo de boa como uma livraria. Hoje em dia é um lugar em que você vai para tirar foto e ponto, nada além disso.

# DICAS DA FÊ:

. Compre o ingresso com antecedência pela internet – evita fila (que sempre tem e costuma demorar) – e caso você não receba um e.mail com a confirmação e os tickets no dia, então antes de entrar na livraria vá até a loja da esquina – onde são comprados os ingressos – apresente a confirmação da internet para pegar seu ticket que eles chamam de emergência/substituição. obs.: como eu não recebi nada por e.mail tirei um print da tela do celular para provar a compra. Eles trocaram rápido e não precisa pegar fila.

. tickets na mão – NÃO FIQUE NA FILA GRANDE, sempre tem alguém na porta orientando, mostre seu ticket e ele verá que é com hora marcada. Na hora certa o encarregado deixa você entrar. Mesmo com hora marcada é aconselhável chegar um pouco antes.

. 5,50 € o ingresso por pessoa – caso você compre livro tem desconto de 5€ na compra – para ter esse desconto tem que pagar no caixa, no térreo, que fica atrás da escada.

. Pode tirar foto.

. Não pode entrar com mochila – tem que deixar na esquina no mesmo lugar onde compra os ingressos.

endereço: Rua das Carmelitas, 144 – Porto
valor: 5.50 € (valor de dezembro de 2017).
para evitar filas pode comprar on-line = http://onlinevouchers.livrarialello.pt/sessions
horário: seg. a sex – 10h às 19h30 / sáb. e dom. – 10h às 19h.
site: https://www.livrarialello.pt/

• Mercado Bom Sucesso

Essa dica é um combo – passear+comer = combo maaaaaara !!!

Ele fica a aproximadamente 10min. de carro do hotel em que estávamos hospedados.

Foi renovado e reaberto em 2013. Vale muito a pena, super charmoso, organizado e limpinho. É um lugar agradável para passear e para comer. Paramos em um estacionamento de um shopping em frente ao mercado. No mercado há vários quiosques com comidas para levar para casa e outros vários para comer lá mesmo. Há doces, salgados, bebidas – tudo bem variado.

Depois de andar muito pelo mercado, resolvemos parar para comer no O Forno do Zé do Leitão – é um quiosque que vende um sanduíche de pernil maravilhoso – tem a opção de sentar nos banquinhos do próprio quiosque ou, se tiver sorte, arranjar um lugar nas mesas comunitárias espalhadas pelo mercado – hora do almoço = super lotado. Comemos um sanduíche que vem acompanhado de batata chips … e tem a opção de acompanhar com uma taça de espumante. Impressionante como é movimentado esse quiosque, ele estava com uma fila grande – há várias unidades na cidade – ao todo os dois sanduíches + espumante + água sem gás = 14€.

O Mercado fica bem próximo a Casa da Música, que é uma construção super moderna, mas não entramos, apenas passamos em frente.

endereço: Praça Bom Sucesso, 3.
horário: domingo a quinta – 10h às 23h / sexta e sábado – 10h às 00h.

E lógico que não podíamos deixar de fora os pontos turísticos tradicionais como:

• Estação São Bento

É aquele lugar que “não pode deixar de ir”, lógico que visitamos na 1ª vez em que estivemos no Porto, mas agora fizemos questão de voltar.

Foi inaugurada em 1915, projetada pelo arquiteto Marquês da Silva. A estação foi construída no local onde era o Convento de São Bento de Ave-Maria, por isso recebeu o nome de São Bento. É a estação de trem da cidade e como era fim de ano estava super movimentada.

Imponente por fora e maravilhosa por dentro! Foi inspirada na arquitetura parisiense do Século XIX – as paredes de dentro da estação exibem uma verdadeira obra de arte, um painel de azulejo que cobre uma superfície de aproximadamente 551m² e deixa qualquer um maravilhado com tanta beleza. No total o hall principal, a entrada da estação, é coberto por 20 mil azulejos que retratam episódios da história de Portugal, em especial aqueles passados no Norte do país. Entre eles, destacam-se: o Torneio de Arcos de Valdevez; a entrada de D. João I no Porto para celebrar o casamento com D. Filipa de Lencastre (1387) e a conquista de Ceuta, em 1415  – o  artista Jorge Colaço, considerado o mais famoso azulejador em Portugal naquela época, levou 11 anos para completar a obra. Os azulejos utilizados no painel foram produzidos pela Fábrica Cerâmica Lusitana.

esta s bento porto

end.: Praça Almeida Garrett  – Porto

• Rua Santa Catarina

Pensa num lugar cheio de gente, era essa rua no fim do ano. Parecia a rua 25 março em São Paulo na época do Natal (sem exagero) … olha a foto.

É a rua de comércio mais tradicional do Porto.

A história dessa rua começa na Capela das Almas ou Capela de Santa Catarina, essa linda igreja de azulejos tem a fachada dedicada a Santa Catarina de Alexandria. Em 1929, todo o exterior foi revestido de azulejos representando etapas da vida de S. Francisco de Assis e de Santa Catarina. Linda !!!

Hoje é o principal centro comercial a céu aberto da região do Porto.

Quando viemos em 2007 a rua não era um calçadão como é hoje. Se precisar comprar alguma coisa lá é o lugar certo.

É onde tem o famoso Café Magestic, um dos cartões postais da cidade –  de 1921, se tornou um ponto turístico, sendo considerado um dos dez cafés mais bonitos do mundo. Não conseguimos entrar porque estava com uma fila imensa … mais um motivo para voltar!!!

É super tradicional na cidade, desde 1914, vende carne, peixe, fruta, flores e muitos outros produtos.

Fica muito próximo da rua Santa Catarina, na rua paralela, mas ele está bem caidinho, mas pelo que vimos estão começando a restauração.

endereço: tem várias entradas = Rua Formosa, Rua Fernandes Tomás, Sá da Bandeira e Alexandre Braga
horário: segunda a sexta – das 8h às 17h / sábado – das 7h às 13h / domingo – não abre.
site: http://ayasofyamuzesi.gov.tr/

• Rua das Flores

Outra rua importante da cidade, bem menos movimentada do que a Santa Catarina e com um comércio diferente, com lojas menores, cafés e restaurantes charmosos.

Para chegar lá fomos caminhando sem rumo, passando por umas ruazinhas tão lindas. Como já disse em vários posts amamos nos perder pelas ruas das cidades, sem hora, sem compromisso, se der para ver tal coisa ok, mas se não der também ok, o que importa é aproveitar o que o lugar tem para oferecer. Slow travel.

L1760511

• Ponte Luiz I ou Ponte D. Luiz

Fazia parte do nosso caminho, passávamos por ela todos os dias, às vezes mais do que uma vez ao dia, a pé ou de carro. Uma ótima dica = atravessar por ela a pé é bem legal!

Esta é a mais famosa entre as seis pontes que ficam sobre o Rio Douro. Um dos principais cartões postais da cidade, para os portugueses é a preferida.

Na sua parte mais superior passa uma das linhas de metrô que vai e vem de Vila Nova de Gaia, saindo da Estação São Bento. Fazer esse passeio de metrô também é uma dica para contemplar a Ribeira e o Douro do alto.

Com sua estrutura metálica ela foi construída em 1881, fazendo a ligação entre a cidade do Porto e a de Vila Nova de Gaia – ela substituiu uma ponte pênsil que havia no mesmo lugar, pelo mesmo construtor que ajudou Gustave Eiffel na construção de outra ponte do Porto, a Ponte Maria Pia, ferroviária.

O verdadeiro nome dela é Luís I, mas diz a lenda que com a ausência do rei D. Luís I na inauguração a população decidiu tirar o ‘’dom’’ do nome. Porém, todos a conhecem por Ponte D. Luís.

gaia e porto

DCIM102GOPROGOPR2456.

DCIM102GOPROGOPR2467.

• Passear na Ribeira do Douro – no Porto e em Vila Nova de Gaia

Outro passeio que “não pode deixar de fazer” dos dois lados – no Porto e em Vila Nova de Gaia. É uma boa oportunidade para atravessar a ponte Luiz I a pé. Tanto de dia quanto à noite as duas com seus encantos.

Ribeira do Douro de Vila Nova de Gaia

L1760552

L1760560

Ribeira do Douro do Porto

Tiramos muitas fotos. Passamos em frente numa das nossas andanças depois do jantar.

É considerado um dos mais belos edifícios do Porto e também um dos mais ricos de Portugal. E não é por menos, é lindo mesmo.

Foi construído no lugar do antigo Mosteiro de São Francisco. Um edifício do século XIX e tem sido por quase 200 anos o palco de grandes eventos da cidade, sejam eles econômicos, políticos ou culturais.

É aberto para visitação.

endereço: Rua Ferreira Borges, 4050-253 – Porto
telefone: (+351) 223 399 000
horário: INVERNO (nov. a mar.) – das 9h às 12h30 – das 14h às 17h30 / VERÃO (abr. a out.) – das 9h às 18h30.
site: http://www.palaciodabolsa.com/

E nada como se perder pela cidade, para novas descobertas, cantinhos, becos, avenidas, praças, tudo com seu charme, seja de dia ou à noite.

IMG_0447  IMG_8293

obs.: para subir e chegar no centro da cidade do Porto saindo da Ponte Luiz I é super fácil … assim que acabar a ponte do lado direito tem um funicular – Funicular dos Guindais – Batalha, sai do lado da catedral da Sé e bem próximo da Estação São Bento – o valor é 2,50€.

COMPRAS

O famoso magazine espanhol El Corte Inglês tem uma filial no Porto e uma em Lisboa, a do Porto fica em Vila Nova de Gaia e é muito grande, com 3 subsolos e mais 6 andares de loja = 9 andares ao todo – quando fomos estava lotado e como de costume fomos até o último andar para fazer de cima abaixo – fazemos assim em todos os magazines/shoppings que visitamos … #ficadica bem legal, assim você conhece melhor o lugar.

# DICAS DA FÊ:

1. Carta de Compras = é um cartão GRATUTIO mesmo. Como funciona? Em cada sessão da loja por onde passar e fizer uma compra eles lhe darão um selo com código de barras para colar nesse papel/cartão. Assim você acumula todas as suas compras nesse cartão e paga em um só lugar, onde também pega a sua compra (é muito bom porque não precisa ficar andando com um monte de sacola e também paga tudo junto). Aqui no Porto o lugar fica no 1º subsolo.

IMG_0422  IMG_0424

2. Cartão de estrangeiro = como se fosse um cartão fidelidade da loja só para turistas, válido por 5 dias, de graça, super fácil e rápido de fazer. Como funciona? A cada compra você acumula pontos e ganha 10% do valor da compra que você fizer para gastar na compra subsequente, desde que dentro do prazo estipulado. Ex.: gastei 100€, então terei 10€ de desconto para a próxima compra que fizer dentro desses 5 dias. Na hora da compra é obrigatório apresentar o passaporte ou outro documento de identificação.

cartao turis 6

cartao turis 4

Eu AMO um supermercado e uma farmácia quando estou viajando … e o Supermercado daqui vale uma passada, bem grande, com uma variedade enorme de produtos – passeamos, compramos bala para tosse (que é uma delícia), chocolate, água (não podia faltar uma garrafa para a minha coleção – linda, azul).

endereço: Av. da República 1435 – Vila Nova de Gaia.
horário: segunda a sábado – das 10h às 23h / domingo – das 10h às 20h.
site: http://www.elcorteingles.es/centroscomerciales/pt/eci/centros/gaia-porto

Visitamos o Outlet em um dia com chuva muito forte. Assim, como ele é coberto, então fizemos esse esforço (rsrsrsrsr).
O Outlet está a uns 20km do Porto, bem fácil de chegar e não é muito grande –  não é aquele lugar imperdível, as únicas que achamos valerem a pena foram: Lefties (que é a 2ª linha do grupo Zara – coisas “boas” e com bons preços), Polo Ralph Lauren, Lacoste, Adidas, Nike e Levis.
Há outras marcas: Asics, Calvin Klein Jeans, Calvin Klein Underwear, Carolina Herrera, Crocs, Desigual, F.C. Porto, Guess, Home & Cook, Kiko, Mango, Pepe Jeans,, Puma, Reebok, Samsonite, Sanrio Store, The Body Shop, Timberland, Tommy Hilfiger, Benetton, Vista Alegre, etc.

endereço: Avenida Fonte Cova, 400 (Vila do Conde) – a partir do Porto, pegue a A28, saída Mindelo (Zona Comercial)
horários: todos os dias – 10h às 23h (24 e 31 de dezembro fecha às 18h – fechado nos dias 1 de janeiro e 25 de dezembro.
site: vila-do-conde.thestyleoutlets.pt

______________________

# curiosidade: nessa aula de história eu faltei, mas ainda bem que o Antonio não faltou (rsrsrsrs) e esclareceu que o “nosso” D. Pedro I é o D. Pedro IV dos portugueses, essa dúvida surgiu quando passamos pela praça que fica em frente à prefeitura na Avenida dos Aliados, onde há uma estátua enorme de D. Pedro IV… e foi aí que fiquei sabendo desses “D. Pedros”, a mesma pessoa – nesse lugar é onde tem a tradicional virada do ano da cidade. O Porto é uma das cidades com os melhores fogos de artifício, duram bastante tempo, dizem que é muito legal passar a virada ali para acompanhar o relógio da prefeitura na hora da contagem regressiva.

Quando eu descobri até falei e postei no stories …

aIMG_0664

______________________

# Uber x Taxi : funcionam super bem, usamos os dois, não tivemos nenhum problema, vai da sua preferência.

Nos próximos posts vou falar sobre os restaurantes no Porto. São dicas maravilhosas, garanto que vocês vão adorar e se deliciar !!!

Obs: Ah, não se esqueçam que aqui no Blog tem o nosso setor de consultoria, onde desenvolvemos, customizamos os roteiros de acordo com seu perfil, já com as indicações completas (opções de hotéis ou apartamentos, passeios, compras, restaurantes etc.). Não deixem de conferir, pois vale a pena para quem gosta mesmo de viajar! Não é um custo alto, mas um pequeno investimento para que você viva mesmo o seu sonho!

Não se esquecem de seguir nossa FANPAGE no Facebook! Espero que estejam se divertindo e deixem sua impressão sobre o Blog, pois a opinião de vocês é muito importante para que eu possa melhorar nas próximas vezes, saber a opinião de todos é gratificante – críticas e elogios; fóruns de discussão; etc. COMPARTILHEM!!!

Veja também...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *