P.I.D. – Permissão Internacional para Dirigir … fomos tirar e é bem fácil!

Como tirar a P.I.D. em São Paulo? A famosa “carteira internacional” para dirigir, precisa mesmo?

A conhecida “carteira”ou “licença” internacional para dirigir:

pid1
capa da P.I.D.

O Antonio faz alguns anos já havia tirado a P.I.D., que vamos chamar aqui apenas de carteira internacional, mas antes ela era válida apenas por 1 ano e só tirava no Automóvel Clube.

Agora, possível obtê-la no Poupatempo em São Paulo, com a mesma validade da CNH regular. Na internet consta a informação de que ela também pode ser solicitada via web, pagando a taxa no correio e entregam em casa para você. A nossa opção foi pessoalmente mesmo.

O Antonio já precisava renovar a CNH mesmo, pois ia vencer em dezembro/16. Assim, como vamos viajar e alugar carro – nos países mais “comuns” só a CNH regular já basta -, mas como o destino é peculiar, não tão turísticos e “comercial”, então apenas com a carteira internacional mesmo. A dúvida era se primeiro precisava renovar a habilitação tradicional e apenas depois pedir a internacional = resposta: NÃO PRECISA, pode pedir tudo de uma vez, o que facilita, e muito!!!!

Ela é impressa em 7 idiomas: inglês, espanhol, francês, russo, alemão, português e árabe – veja na foto abaixo que ela se parece com um livrinho. Ela nada mais é do que uma tradução de sua CNH em várias línguas. Em 99% dos casos você não precisará da permissão internacional para alugar um carro, a não ser que o país seja mais, digamos… exótico (justamente pelas barreiras da língua) ou tenha regras de segurança muito rígidas.

pid3
parte interna … traduzida 

pid2

Não existe uma regra dizendo “esse país precisa da carteira internacional, aquele não” – na realidade, o documento deveria ser exigido por todos, mas, na prática, isso não acontece.

pid4
última página tem a foto igual da CNH e todas as informações.

Na dúvida é melhor ter … vai que … no caso de ser parado pela polícia, então ter uma carteira internacional traduzida na língua do policial é muito melhor do que apresentar uma CNH toda em português – pode facilitar muito e evitar maiores problemas. Portanto, apesar da aparente falta de utilidade prática, o documento pode te salvar de grandes dores de cabeça.

Ela precisa ser requerida no estado onde sua CNH foi emitida.

A melhor coisa é tirar assim que renovar a habilitação. Assim o investimento vale a pena e ela vai ter uma validade grande, ou seja, acaba sendo diluído o custo.

Na hora da locação do carro em outro país a carteira internacional deve ser apresentada em conjunto com a CNH.

No site do Detran há a informação de que a CNH deve ser renovada antes e depois entrar com o pedido da carteira internacional, mas não precisa – caso queira renovar e pedir a PID no mesmo dia = ok. O prazo de entrega é diferente da CNH tradicional, em geral, em até 3 dias úteis e da carteira internacional em até 6 dias úteis.

Documentos necessários:

. original e xerox da CNH

. original e xerox de um documento de identificação = RG ou pode ser a OAB, etc … que tenha foto

. original e xerox do comprovante de residência

. valor = R$ 259,05 – paga no Poupatempo em dinheiro ou cartão de débito do Banco do Brasil

Acessando esses links vocês terão todas as informações:

http://guia.poupatempo.sp.gov.br/_FichaServico_Print_New.aspx?SerID=5057&Caminho=Permiss%e3o+Internacional+para+Dirigir+(PID)&PostID=&OrigemNotes=S&EventoID=0&Arv=Permissao+Internacional+para+Dirigir+(PID)

https://www.saopaulo-sp.org/detran/como-emitir-a-pid-permissao-internacional-para-dirigir/

Veja também...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *