Roma: diversos passeios e entretenimentos para uma cidade que respira História!!!

Mesmo vindo várias vezes para essa cidade maravilhosa, não cansamos de ver com “novos olhares” os locais “básicos”, sem deixar de conhecer lugares novos. Não podíamos ficar sem falar dos clássicos: Pantheon, Coliseu, Piazza di Spagna … e mais um monte de outros lugares! 

  • PANTHEON

Chamamos ele de “quintal de casa” … porque todas as vezes em que fomos à Roma os apartamentos onde ficamos sempre são muito perto do Pantheon.

É o monumento mais bem preservado da Roma antiga, e é LINDO !!!

IMG_1559

IMG_1579

O arquiteto/militar Marco Agrippa fez a primeira construção em 25 a.C. e dedicou a construção dele a todos os deuses romanos. Em 80 d.C foi destruído por um incêndio e reconstruído em 125 d.C. E, com mais de 2 mil anos de existência ele teve outras serventias religiosas, sendo que desde o século 7 d.C. é um templo católico, Basílica di Santa Maria della Rotonda ou Basílica di Santa Maria ai Martiri.

IMG_3031

No Pantheon estão enterradas diversas personalidades como: os pintores Raffaello Sanzio e Annibale Caracci, os reis Vittorio Emanuele II e Umberto I.

Mas o grande destaque é a sua cúpula = rotonda, com uma abertura de 9 metros de diâmetro (óculo), que permite a entrada de luz natural e de chuva também, a água da chuva é escoada por um sutil sistema de drenagem que é incrível, tudo feito faz 2 mil anos. A cúpula com sua abertura está a 43,5 metros de distância do chão.

obs.: desta vez, a fila estava muito grande e, como já conhecíamos seu interior, não entramos.

endereço: Piazza Della Rotonda, 1

horário: segunda a sábado – 9h às 19h30 / domingo – 9h às 18h / feriados – 9h às 13h

valor: grátis

site: http://www.rome.info

  • COLISEU

É o símbolo de Roma mais famoso em todo o mundo.

IMG_2183

Construído nos anos 70 d.C. Aqui eram organizadas lutas entre gladiadores e animais ferozes e espetáculos fantásticos como reais batalhas navais em uma arena cheia de água. Nos subterrâneos da arena, numerosos corredores e salas eram utilizados como abrigo para os gladiadores e os animais selvagens que vinham à superfície por meio de elevadores e rampas de acesso.

VISITA AO SUBTERRÂNEO E AO TERCEIRO ANEL

A divulgação desses dois passeios no Coliseu não foi das melhores, então muita gente não sabe, mas desde nov/2011 dá para ir além do tour clássico.

Nós ainda não fizemos esse passeio, mas com certeza ainda faremos. Isso porque nossa primeira visita foi em 2009 e não existiam esses dois passeios … E, de mais a mais, motivos não faltam para voltar sempre à Roma !!!

ATENÇÃO:

. Desde o dia 14 de julho de 2014 foi reduzida a visita a área localizada no terceiro anel, após a descoberta de fragmentos de tijolos caindo do balcão.

. A visita ao terceiro nível do Coliseu é de difícil acesso; o acesso está temporariamente indisponível para usuários de cadeira de rodas devido a problemas técnicos.

O Coliseu sem sobra de dúvidas é aquele passeio “obrigatório” quando estiver em Roma. 

endereço: Piazza del Colosseo, 1

horário: todos os dias das 8h30 às 16h30 (abril a outubro fechas às 17h30)

valor: 16 € – o ingresso inclui a visita ao Fórum Romano e Palatino – válido por 2 dias consecutivos, com direito a entrar nas atrações somente uma vez.

site: http://www.rome-museum.com/br/bilhetes-coliseu.php

FÓRUM ROMANO e PALATINO

O vale do Fórum entre as sete colinas de Roma, originalmente era um pântano. Com a drenagem do terreno foi criado o Fórum Romano, que desde o séc. VII a.C foi o centro da vida pública romana por mais de um milênio.

IMG_1966

IMG_2037

IMG_2040
Arco de Tito

ARCO DE CONSTANTINO

Está ao lado do Coliseu – muito pertinho –  e em frente ao acesso para o Fórum Romano.

Construído para comemorar a vitória de Constantino sobre Maxêncio na Batalha da Ponte Mílvio, 312 d.C.

Foi esculpido narrando os gestos heróicos da vitória de Constantino I contra Maxêncio (Massenzio em italiano), na batalha da Ponte Mílvia, em 312 d.C – nessa época o império romano estava dividido. Maxêncio era o imperador de Roma e Constantino I o imperador da Gália, Bretanha e Hispânia. Em 315 d.C., o Senado Romano resolveu construir o arco em homenagem à essa vitória. O arco foi posicionado exatamente no local onde eram realizados os desfiles triunfais na Roma antiga, que terminavam com uma comemoração na colina Palatino.

Ele tem três fórfices = três arcos em forma de porta.

WhatsApp Image 2017-02-11 at 19.02.57
21 metros de altura, 25,70m de largura e 7,40m de profundidade.

________________________________________________________________________________________________________

# DICA DA Fê

  1. Compre o ingresso pela internet antes de ir – faça isso na maioria dos monumentos e museus que puder, pois facilita muito e você não pega aquela fila chata para comprar os ingressos. A fila para retirar ingressos, quando isso é necessário, é menor ou mais rápida do que se você estiver na fila de quem irá comprar naquele momento o ingresso. 
  2. O Coliseu + Arco de Constantino + Fórum Romano + Palatino estão bem próximos um do outro, por esse motivo vendem esse combo de ingressos, mas se você for visitar o Fórum e o Palatino no calor se prepare, pois é muito quente. Não tem quase lugar para se “esconder” do Sol. Se puder opte em fazer esse passeio quando estiver mais frio, com certeza não vai se cansar tanto, aproveitando muito mais. A primeira vez em que fui à Roma foi no verão, então fizemos só a visita ao Coliseu e os outros passeios fizemos apenas quando voltamos em outra viagem, desta vez no inverno. De toda forma, se não for possível e/ou quiser encarar o passeio no verão mesmo, então vá bem preparado, com roupas leves, calçados confortáveis, protetor solar, se possível, boné e leve água para se hidratar. Não há loja, quiosque ou barraquinha para compras no local. Há apenas banheiro. Lembre-se: você está em uma ruína, então o chão é irregular, tenha cuidado por onde anda para não torcer o pé ou se machucar – tire suas belas fotos, mas tenha cuidado. E mais, cuide do patrimônio, ele deve ser preservado por todos nós!

________________________________________________________________________________________________________

  • PIAZZA VENEZIA

É uma das mais famosas praças romanas, onde se encontra o Vittoriano, cujo nome oficial é Vittoriano Altare della Pátria, mas também é conhecido como Monumento à Vittorio Emanuele II, são esses os três nomes dados ao monumento, mas os romanos o chamam também de “máquina de escrever” ou “bolo de noiva”.

O monumento foi construído em 1878 e dedicado ao primeiro rei da Itália – Vittorio Emanuele II um dos pais da Pátria e a todo o triunfo do Risorgimento Italiano. Sempre foi palco de momentos comemorativos importantes na história da Itália.

IMG_2705e

Dessa vez não entramos, pois já fizemos em nossa primeira visita à Roma. A subida é bem legal, vale a pena. Lá de cima há um terraço, com uma vista LINDA de Roma que inclui o Coliseu o Fórum Romano, a Basílica de São Pedro, o Vaticano, o Pantheon, a Piazza Del Campidoglio. E tem o Museo Centrale del Risorgimento – com um grande repertório de Giuseppe Garibaldi.

A subida pode ser feita por dois elevadores panorâmicos que te levam ao ponto mais alto do monumento, eles ficam nas “costas” do prédio ou também pode subir por uma escada interna com 196 degraus. No terraço tem um café que conta também com uma vista deslumbrante.

FullSizeRender

IMG_2691
vista do terraço – foto da 1ª vez em que fomos à Roma

horário: segunda a quinta – 9h30 às 18h30 / sexta a domingo e feriados – 9h30 às 19h30

valor: PAGA SÓ PARA SUBIR NO ELEVADOR = 7,00 €

  • FONTANA DE TREVI

É linda! Uma das maiores fontes de Roma e também uma das cinco atrações mais visitadas.

DCIM101GOPROGOPR1654.

Inaugurada em 1735 ela foi construída no local onde já existia uma queda d’água natural – a água que a alimenta vem de um dos mais antigos aquedutos romanos: o Aqueduto Acqua Vergine.

Poucos sabem que, no lado direito da fonte, tem uma pequena bacia retangular com dois pequenos bicos, a Fonte dos Enamorados – diz a lenda que casais que bebem dessa água são fiéis e felizes para sempre … não custa tentar…!

FullSizeRender

IMG_2773

Sempre lotada, nos horários “normais” é impossível conseguir tirar uma foto dela sem ninguém. Os melhores horários para ter beeeem menos gente é logo cedo ou bem tarde da noite. Como gostamos muito de passear à noite, depois do jantar conseguimos “pegar” a Fontana quase vazia … já era quase meia noite. Se tiver oportunidade garanto que vale a pena.
trevi

Diz a lenda que se lançar um moeda na fonte você vai voltar para Roma … então também não custa tentar né? … voltar para essa cidade sempre é bom! Mas pode ficar tranquilo que sua moeda vai ter um bom destino, todas são recolhidas e doadas para instituições de caridade. Em 2015 estivemos aqui, mas a Fontana estava em restauração (mesmo assim lotada, pois fizeram um caminho para os turistas espiarem a restauração), ou seja, visitamos em 2016 logo após sua reabertura ao público. Espetacular!!!!

  • PIAZZA DI SPAGNA

Uma das mais lindas praças italianas. Com sua famosa escadaria de Trinitá dei Monti, e no alto a Igreja de Trinità dei Monti.

IMG_8937
foto rara: escadaria vazia … por voltas das 23h30 
IMG_3026
escadaria no horário de “pico”

Aos pés da escadaria a bela “Fontana della Barcaccia”, uma fonte em forma de barca projetada em 1627 pelos escultores italianos Bernini, pai e filho.

Ainda na Piazza, em frente da Fontana, a Embaixada da Espanha, que dá nome a Praça.

IMG_8963

Bem em frente a escadaria tem a Via dei Condotti, onde estão as lojas da alta moda como: Gucci, Valentino, Armani, Cartier, Prada, Dior, Bulgari, etc … 

IMG_6082

Uma praça linda, com ruas ao seu redor que são uma delicia para passear.

  • PIAZZA DEL POPOLO

A Praça do Povo.

É uma das mais importantes de Roma, ao pé da colina Pincio. Um símbolo cultural de Roma. Palco de manifestações e festas populares.

popolo

Aqui estão as igrejas gêmeas (atualmente em restauração), de Santa Maria Montesanto e Santa Maria dei Miracoli, a Basílica Santa Maria del Popolo, onde estão algumas obras de Caravaggio, como a Crocifissione di San Pietro (1600), e também na praça está Obelisco Flaminio, o mais antigo e o segundo maior de Roma – o maior está na Piazza San Pietro, foi trazido do Egito (época de Ramsés II, Merenptah, 1232-1220 a.C.) pelos antigos romanos, sob as ordens de Augusto para adornar o Circo Máximo. Ele foi colocado no meio da praça por desejo do Papa Sisto V, em 1589.

Nas ruas próximas à Piazza del Popolo há muito comércio e diversas opções de restaurantes, muitos deles imperdíveis e constarão do próximo post. Não deixem de acompanhar, pois, literalmente, está uma delícia!!! rsrs … 

  • PIAZZA NAVONA

Nos tempos da antiga Roma ela era o Estádio de Domiciano, onde eram realizadas várias competições atléticas e de outros tipos. Foi construído em 85 d.C e tinha capacidade para até 30.000 pessoas.

IMG_1577

Bem ao centro da praça está a Fontana dei Quattro Fiumi  – Fonte dos Quatro Rios = são os rios Nilo, Danúbio, Ganges e Rio da Prata – representando os quatro maiores continentes do mundo: África, Europa, Ásia e América, ao redor, existem vários artistas que expõem e vendem seus trabalhos.

IMG_1540

Aqui está localizada a lindíssima Embaixada Brasileira, no prédio conhecido como Palazzo Pamphilj, que pode ser visitado. A entrada é gratuita, com visitas às terças-feiras e às quintas-feiras, às 15h30min. Tem que reservar pelo site da embaixada.

  • CAMPO DE’ FIORI

Antigamente era um mercado de flores, hoje em dia acontece todos os dias uma feirinha tradicional que tem de tudo, flores, frutas, verduras, utensílios para cozinha, temperos típicos, roupas, etc. Ela funciona até as 13h30min. todos os dias.

O mundo inteiro em uma praça – é assim que se define Campo de’ Fiori – um dos lugares mais pitorescos  e efervescentes da cidade. É um vai e vem contínuo de romanos e turistas.

No centro da praça tem a  famosa estátua de Giordano Bruno, o filósofo foi queimado em uma fogueira no centro da praça por heresia, em 1600, por ter ousado apoiar as teorias de Copernico. É a única praça de Roma que não tem uma igreja, o que pode ser mera coincidência.

fiori

Também foi a praça na qual foi exibida a sentença que condenou o pintor Caravaggio, depois que ele assassinou um adversário.

Ela é cheia de de restaurantes, trattorias e bares. Além disso, tem os “fornos”, padarias, onde o cheirinho alucinante de pão feito na hora é de matar. Todos param por ali para fazer uma boquinha.

IMG_1535

________________________________________________________________________________________________________

#DICA DA Fê

Se quiser ter a oportunidade de ver as fontes e monumentos quase vazios e tirar fotos incríveis e sossegado, então a melhor coisa é ir bem cedo por volta das 7h/8h ou bem tarde por volta da meia noite … garanto que o esforço vale a pena.

________________________________________________________________________________________________________

 

  • BASÍLICA PAPAL DE SANTA MARIA MAGGIORE

Ela é MARAVILHOSA !!!

Construída no séc. V d.C. sobre um templo pagão que homenageava a deusa Cibeles, a Basílica de Santa Maria Maggiore foi construída sob as ordens do Papa Libério. Segundo a lenda, Nossa Senhora apareceu em sonho tanto ao papa Libério quanto ao patrício Giovanni, dizendo a ambos que deveriam construir uma igreja em sua honra. No sonho, a Madonna dizia que o local de construção da igreja seria indicado por um fenômeno milagroso. Foi no ano de 432, quando no dia 5 de agosto começou a nevar em pleno verão romano em cima de uma igrejinha que já existia no local. Este foi o sinal divino para que que eles compreendessem que ali deveria nascer a primeira igreja de Roma a ser dedicada a Maria.

IMG_2245

IMG_2255

É uma das quatro basílicas papais, e é a única que mantém a mesma estrutura desde a sua construção. No século XV, a basílica ganhou um maravilhoso teto de ouro.

IMG_2240

Com o passar dos anos, a basílica teve diversos nomes:  Santa Maria das Neves (devido à neve inesperada), Santa Maria Liberiana (por conta do Papa Libério), Santa Maria da Manjedoura (por receber uma relíquia da Santa Manjedoura), e por último foi chamada de Santa Maria Maggiore (maior), já que é a maior de uma das 26 igrejas de Roma dedicadas à Virgem Maria. 

Os mosaicos do interior da basílica são considerados como sendo o primeiro ciclo de representações narrativas realizado no interior de uma igreja romana: sombras, degradês e representação fiel dos espaços e volumes.

IMG_2229

Embaixo do baldaquino, está a relíquia da igreja: um pedaço da manjedoura que Jesus foi colocado quando nasceu. Está numa caixa de vidro, com a estrutura em prata. Lindo, emocionante !!!

IMG_2234 

Pio IX em seu mantô ricamente decorado por rendas, em mármore. Aos pés do baldaquino.

IMG_2235

     

endereço: Piazza di Santa Maria Maggiore 42

site: http://www.vatican.va/various/basiliche/sm_maggiore/index_en.html

horário: Abre todos os dias das 7h às 19h.

Como já havia dito na post sobre a Basília de São Paulo Fora do Muros, essa é uma visita “obrigatória” e tenho certeza de que ninguém vai se arrepender, independente da religião e da crença vale muito a pena o passeio. 

Nossa, o post ficou um pouco grande, espero que tenham gostado. Vocês devem estar pensando: “Nossa, esse povo só passeia, não come?” Aguardem, pois certamente irão se deliciar com o próximo post. Não percam!!!! É logo, logo.

 

Veja também...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *